Manual de Sobrevivência para Chefs Solteiros

442522-Royalty-Free-RF-Clip-Art-Illustration-Of-A-Cartoon-Chef-Serving-Haute-Cuisine
31 Flares Twitter 1 Facebook 28 Pin It Share 0 Google+ 2 Email -- Filament.io 31 Flares ×

Aí a gente resolve fazer um simples arroz, numa quantidade bem menor do que estamos acostumados. O resultado: tragédia. Excesso de óleo, água e sal fizeram do que poderia ser uma deliciosa refeição, praticamente um pudim. Eca!

Cozinhar para uma só pessoa requer mais habilidade do que julga nossa vã filosofia. Não é mesmo, Shakespeare? Mas acredite, a cozinha pode ser um problema a menos para os que moram sozinhos. Na verdade, ela pode se tornar uma aliada anti-stress.

Literatura sobre o tema é o que não falta, mas se você não tem tempo ou vontade de se jogar em longas leituras que ensinam como sobreviver sem a comidinha da mamãe, fique atento às dicas abaixo e bom apetite!

1. Pense em ingredientes que você gosta de comer e faça uma lista.
2. Procure receitas fáceis com os ingredientes listados.
3. Procure receitas que possam ser congeladas.
4. Vá ao supermercado e procure produtos em embalagens pequenas.
5. Ao fazer compras, fique atento aos prazos de validade. Para não errar, busque os itens do fundo da gôndola, que normalmente são mais novos.
6. Compre potes de armazenagem que aguentem altas e baixas temperaturas, ou seja, que possam ir ao freezer, micro-ondas e banho-maria.

Dicionário Gastronômico: De acordo com o Oráculo (mais conhecido como Google), banho-maria é um método utilizado para aquecer qualquer substância em um recipiente submergido em outro com água.


7. Arme-se de utensílios úteis, como medidores de líquidos e sólidos, além de uma balança.
8. Ao entrar na cozinha, não se esqueça de levar suas receitas.
9. Para sua segurança, utilize calçados fechados.
10. Avental e touca são itens obrigatórios para o aspirante a chef.
11. Não desperdice comida. Use seus potinhos para guardá-las no freezer e na geladeira.
12. Caso não queira guardar, chame os amigos ou a família para almoçar ou jantar com você. É uma boa desculpa para jogar conversa fora e de quebra mostrar suas habilidades.
13. Conheça as maravilhas de cozinhar ouvindo uma boa música e tomando uma taça de vinho. Caso prefira, uma cerveja especial também vai muito bem.
14. Se você for uma pessoa coordenada, tente ir arrumando a cozinha enquanto prepara a comida. Bagunça gera stress.
15. E o mais importante: divirta-se!!!

Fabiana Poças Leitão, uma publicitária paulistana que, após um longo processo, descobriu que Gastronomia era a gota que faltava para encher seu copo.

Print Friendly

Enviar comentárioSeja educado. Nós apreciamos isso.

Seu comentário