Risoto de Camarão com Alho Poró + Dica de Livro

4 pessoas Servidas ~ 20 minutos
risotocamaraoalhoporo_1
9 Flares Twitter 0 Facebook 4 Pin It Share 1 Google+ 4 Email -- Filament.io 9 Flares ×
  • 1 1/2 xícara de arroz arborio ou carnaroli (usei arborio)
  • 500g de camarão médio já limpo
  • 1 alho poró picadinho em rodelas finas
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de azeite
  • 2 colheres de manteiga
  • 120ml de vinho branco
  • 2 litros de caldo de legumes
  • 1/2 colher de chá de noz moscada moída
  • Sal à gosto

E aí pessoal, como foi o final de semana? Curtiram bastante? Eu sei que é sempre triste quando a semana começa e não podemos dormir até mais tarde, ir à praia, curtir um cineminha, entre outras coisas que gostamos de fazer no nosso tempo livre. E justamente por isso resolvi postar essa receita de risoto, que é sempre uma delícia e é a receita perfeita para quem tem pouco tempo para cozinhar durante a semana!

Eu já postei alguns risotos por aqui (esse e esse), e confesso que há pouco mais de um ano fiquei fãzoca desse prato. Acho super elegante, uma mão na roda para aqueles momentos em que você tem pouco tempo e não quer servir miojo hehehe. Além de tudo, o risoto é uma excelente opção pois pode ser feito com praticamente qualquer ingrediente que você tenha na geladeira (eu sempre tenho um saquinho de arroz para risoto em casa, que pode ser o carnaroli ou o arbório). Então, se você está na correria da semana assim como eu, não dê o braço à torcer para o Disque Pizza! Vambora fazer um risotinho delícia como esse aqui!

MODO DE FAZER

– Deixe todos os ingredientes prontos e à mão, pois depois que você começar a cozinhar o risoto não poderá parar mais. Limpe os camarões, caso já não estejam limpos (além de retirar cabeça, cauda e casca eu também tiro aquela “tripinha” preta que fica no dorso, mas isso é opção de vocês) e tempere-os com um pouquinho de sal e o alho amassado. Refogue esse camarão no azeite em uma larga e bem quente, por uns 2 minutos (não deixe muito tempo, para o camarão não virar uma esponja).

– Pique o alho poró e já deixe seu caldo de legumes numa panela à parte fervendo.

– Falando no caldo de legumes: você pode dissolver um tabletinho ou saquinho na água fervente ou fazer o caseiro. Nesse dia eu não tinha o caseiro pronto e não tinha tempo também para fazer, então fiquei com a primeira opção, incluindo os talos não utilizados do alho poró, para dar gosto.

– Tendo tudo prontinho e à mão, vamos começar: coloque o alho poró com 1 colher de sopa de manteiga para refogar por um minutinho em fogo médio. Junte o arroz cru e deixe refogar por uns dois minutos, mexendo constantemente para não grudar no fundo (daqui por diante você não vai mais parar de mexer, até ficar pronto).

– Junte o vinho branco (continue mexendo). Aguarde 1 ou 2 minutinhos, até que o vinho comece a evaporar e o arroz comece a ficar mais seco. Daqui para a frente vá juntando o caldo de legumes fervendo de 2 em 2 conchas. Coloque 2 conchas, vá mexendo, depois de uns 2 ou 3 minutos, quando esse caldo tiver evaporado quase todo, junte mais 2 conchas, e assim por diante. Faça isso até o risoto chegar quase no ponto correto, al dente (eu usei mais ou menos 2 litros caldo para essa quantidade de arroz).

– Quando o risoto estiver quase no ponto (faltando só mais uma concharada de caldo), junte a noz moscada, os camarões refogados e a outra colher de manteiga). Desligue o fogo misture tudo e sirva em seguida! (o risoto tem de ser comido imediatamente após ter sido feito, ainda quente!!!)

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 20,00 – R$ 25,00 (depende do camarão utilizado)

Capa Atelier de Receitas final Risoto de Camarão com Alho Poró + Dica de Livro

Você gostou da ideia de ter uma receitinha de risoto sempre à mão? Então tenho uma dica ótima para você. A Editora Boccato lançou em junho o livro Risotos, parte da coleção Atelier de Receitas, feita pelo chef André Boccato e sua Equipe CookLovers.

Tive o prazer de ganhar esse  livro e posso confirmar que ele é de dar água na boca, com 26 deliciosas receitas contendo lindas  fotos e passo a passo. As opções de preparo vão desde risotos de linguiça e amêndoas, de camarão, lula, de queijos e nozes, tomate seco com manga e até de rosas e champagne  (achei esse chiquérrimo, estou super a fim de fazer!). Ainda tem uma seção onde apresenta um pouco da história, dos ingredientes, dicas e técnicas básicas para preparar um risoto perfeito. Você pode comprar esse livro e muitos outros sensacionais na Livraria Gourmet. Não deixe de fazer uma visita!

 

 

pixel Risoto de Camarão com Alho Poró + Dica de Livro
pf button both Risoto de Camarão com Alho Poró + Dica de Livro

8 Comentários

Enviar comentário
  • Responder

    Ginja

    4 months ago

    Olá Vivian :))
    Eu adoro risotto. É daquelas refeições que sempre saem bem e são deliciosas, comida de conforto.
    O seu está lindo, as cores e a textura, perfeito.
    Um beijinho.

  • aaaaaahhhh que fome que me deu e ainda faltam longos 40 minutos para o almoçoooooo rsrsrs

  • Responder

    Chacomcreme

    4 months ago

    Sou apaixonada por risotos. Já fiz várias variações e todas deram certo. Risoto é o tipo de prato que nos permite criar e arriscar sem medo de ser feliz… acaba semrpe dando certo. Abraços!

Trackbacks para este post

  1. Temperaria – Risoto de aspargos com parmesão – segunda sem carne
  2. Temperaria – Risoto de Camarão Fácil e Rápido
  3. Temperaria – Arroz selvagem ao curry – o arroz que não é arroz
  4. Temperaria – Risoto de coco, uma experiência diferente
  5. Temperaria – Risoto ao Funghi Delicioso!

Enviar comentárioSeja educado. Nós apreciamos isso.

Seu comentário