Pernil do Papai com Molho de Laranja

Pernil do Papai com Molho de Laranja
8 pessoas Pessoas servidas ~ 4 horas + 12 horas marinando
48 Flares Twitter 2 Facebook 41 Pin It Share 1 Google+ 4 Email -- Filament.io 48 Flares ×
  • 1 pernil (aproximadamente 2kg)
  • 1/2 copo de suco de limão
  • 1/2 copo de água
  • 2 colheres de sopa de alho amassado
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • Sal e pimenta à gosto
  • PARA O MOLHO
  • Pedaços do pernil já assado
  • 2 colheres de sopa de mostarda em grãos
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dente de alho amassados
  • 200ml de vinho branco
  • 200ml de suco de laranja (natural)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de amido de milho
  • Sal e cheiro verde à gosto

Se tem uma pessoa que faz carne de porco muito bem é o meu amado pai Francisco. Ele tem aquela paciência que pouca gente tem para temperar e marinar e assar a carne por hoooooooras até que ela fique suculenta e deliciosa! No último almoço de família que demos lá em casa (no Dia das Mães) ele fez um pernil maravilhoso que era de dar água na boca em qualquer um! Lógico que tive que pedir para ele a receita para trazer para vocês!

O molho de laranja eu fiz à parte, servi numa molheira para quem quisesse. É um molho super despretensioso, mas que superou as expectativas! Ficou realmente muito bom e serve para ser usado com qualquer carne de porco (carré, lombinho, etc).

Esse é um prato excelente para se fazer para bastante gente num feriado ou final de semana. Eu aconselho fazer logo uma peça grande (fizemos o dobro dessa receita abaixo, 4 kg), porque o mais gostoso é a carne que sobra pro dia seguinte! Você pode esquentá-la na frigideira com cebola, usar para fazer um super sanduíche no pão francês… nossa, já estou com água na boca! Pai, faz de novo? 😛

MODO DE FAZER O PERNIL

– Pegue o pernil totalmente descongelado e faça alguns furos com um garfo em todo ele. Tempere numa travessa (a mesma que você vai usar para assar) com o suco de limão, o alho amassado, o sal e a pimenta moída. Vá passando o tempero em todo ele (suje as mãos!). Cubra com um papel alumínio e leve à geladeira. O ideal é fazer isso de um dia para o outro, para que fique pelo menos 12 horas na marinada. De vez em quando você pode tirá-lo da geladeira para ir regando com o tempero que ficou no fundo da travessa.

– Leve ao forno a 230 °C , coberto com papel alumínio, por aproximadamente 1 hora, até que ele comece a cozinhar.

– Retire do forno, vire o pernil de lado, regue com um pouco mais de tempero (se estiver seco coloque a água no fundo da travessa, pra soltar o tempero e virar um caldo) e volte ao forno ainda coberto com o papel alumínio por mais 1 hora.

– Retire novamente do forno, vire novamente o pernil e volte ao forno, dessa vez sem o papel alumínio, por mais 30 minutos, para ele ficar bem douradinho.

– Terminado o processo de assar, fatie fininho e coloque as cebolas cortadas em rodelas por cima. Deixe mais 10 minutinhos no forno e sirva!

MODO DE FAZER DO MOLHO

– Peque alguns pedacinhos do pernil já assado, preferencialmente as pontas que estão mais torradinhas. Pique bem pequeno e reserve.

– Doure a cebola no azeite. Acrescente o álho com a cebola já bem douradinha. Deixe dourar um pouco mais.

– Acrescente a carne picadinha e o vinho branco. Deixe destampado em fogo médio por uns 5 minutos, para o vinho evaporar um pouco. Acrescente todos os outros ingredientes, menos o amido de milho, e deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, por uns 45 minutos (mexa de vez em quando).

– Retire da panela e coe todo o molho, para retirar os pedacinhos de carne que estão lá. Volte com o líquido para a panela, acrescente o amido de milho e deixe cozinhar por mais 5 minutos para engrossar um pouquinho, mexendo sem parar. Sirva quente.

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 18,00 – R$ 25,00

Print Friendly

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Vivian, parabens pelo seu texto e lindo Site, com certeza o pernil ficou mais saboroso. Brevemente nos reuniremos e faremos novas receitas. Que tal uma boa rabada com polenta…O dia dos Pais esta chegando.!
    Beijos,
    Muito Obrigado.
    Papai

    Responder
  2. muito boa!

    Responder
  3. Receita maravilhosa.. Mas eu nao vi onde se coloca o suco de laranja!!

    Responder
    • Oi Paola, tudo bem? Está na parte do molho, quando digo para adicionar todos os outros ingredientes (aí inclui o suco de laranja). Beijos!

      Responder
  4. Olá fiz o molho e ficou maravilhoso, mas ferve por 45 minutos mesmo?
    Deixei só uns 15 min e ele deu uma boa evaporada, então já finalizei, o sabor é excelente!

    Responder
    • Oi Gisele, tudo bem?
      Que bom que ficou gostoso!! Eu deixei esse tempo todo mesmo, mas vai ver o meu estava muito líquido e demorou mais para evaporar e chegar na consistência que eu precisava. Se o seu chegou em menos tempo não tem problema nenhum, é só realmente finalizar e servir. Beijos!

      Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Translate »
48 Flares Twitter 2 Facebook 41 Pin It Share 1 Google+ 4 Email -- Filament.io 48 Flares ×