Pão de abóbora com coco – divino!

18 pãezinhos Servidas ~ 2 horas e 30 minutos
paoaboboracoco_1
19 Flares Twitter 1 Facebook 13 Pin It Share 5 Google+ 0 Email -- Filament.io 19 Flares ×
  • 250g de abóbora sem casca
  • 550g de farinha de trigo
  • 50g de coco ralado
  • 180ml de água
  • 1 ovo grande batido
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • ½ xícara de açúcar
  • 50ml óleo de canola
  • Pitadinha de sal
  • CALDA
  • 50g de coco ralado
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 150ml de leite

Estava procurando uma receita de pão que levasse abóbora para acabar com um saco de abóbora japonesa congelada que eu tinha em casa (sim, você pode congelar a abóbora já descascada e cortada em cubos num saco fechado que dura por semanas!). Pesquisei na internet e vi uma receita muito bacana que já tinha sido testada e aprovada pela Akemi, pela Romy, pela Winnie e pela Laurinha. Ou seja, com tanta gente testando e aprovando, tive que experimentar, não é?

Fiz esse pão com um pé atrás por dois motivos: faço mais pães salgados do que doces (basta conferir a lista no link de receitas aqui do blog) e fiquei meio receosa com o gosto da abóbora na massa de pão. Mas como tinha que dar um fim naqueles lindos cubos laranjas no congelador, botei fé e fui pra cozinha!

O resultado foi um pão MARAVILHOSO. Sei que já falei isso em receitas anteriores, o que é até legal, pois mostra que estou melhorando (*risos*), mas é a melhor receita de pão que fiz até hoje. Fiquei impressionadíssima com a massa tão fofinha e úmida, quase um bolo. Estilo massa de pão doce de padaria boa! O gosto da abóbora eu realmente não senti (então pode fazer sem medo!), só a linda cor laranja que ficou bem presente. O coco, que eu adoro, dá um toque delicado e sensacional. Enfim, no dia seguinte eu quase fiz de novo!

MODO DE FAZER

– Comece preparando a abóbora: coloque numa panela com a água para cozinhar em fogo médio com a panela tampada, até que fique cozida o suficiente para fazer um purê.

– Feito isso amasse a abóbora (usei um socadorzinho de madeira) na própria água do cozimento. Coloque esse purê numa tigela e deixe esfriar por uns 10 minutos (até ficar morno para quente).

– Acrescente a esse purê o ovo levemente batido (com um garfo mesmo), o óleo, o açúcar, o coco ralado, o sal e o fermento. Misture tudo (fiz o pão na batedeira KitchenAid com o batedor de gancho, mas você pode usar qualquer batedeira planetária com o mesmo batedor ou fazer na mão mesmo). Deixe descansar por 5 minutos.

– Vá acrescentando a farinha aos poucos. Essa massa é realmente mais mole e pegajosa do que a maioria das massas de pão. Ela não vai desgrudar totalmente da tigela e das mãos. Tenha cuidado para não colocar muita farinha e endurecer a massa. Sove bem numa superfície limpa e enfarinhada (ou deixe a batedeira batendo em velocidade média-alta por uns 10 minutos) até que a massa fique bem lisa e elástica.

– Unte uma tigela com um pouco de óleo, coloque a massa nela e deixe crescer num lugar úmido e aquecido (deixo dentro do microondas!) até dobrar de tamanho (ela cresce bastante). Deixei por 1 hora.

– Forre uma forma retangular média com papel manteiga e unte-o com óleo. Depois da massa crescida coloque-a novamente numa superfície limpa e enfarinhada. Dê umas batidinhas para tirar o ar. Separe em bolinhas de tamanho médio e coloque essas bolas na forma próximas  umas às outras (2cm mais ou menos). Minha massa rendeu 18 pãezinhos.

– Faça dois pequenos cortes em formato de cruz em cima de cada pãozinho. Pincelei com um pouco de café solúvel dissolvido em leite (1/2 colher de chá de café + 1 colher de sopa de leite), mas pode usar uma gema de ovo ou leite puro. Deixe descansar por mais 15 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 190°C.

– Leve os pães para assar no forno pré-aquecido até que fiquem dourados na superfície. O meu demorou 30 minutos. Os pães ainda crescem bastante no forno, ficam todos juntinhos, iguais os das travessas de padaria (foto acima). Bem fofo!

– Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso prepare a calda: leve todos os ingredientes numa panela em fogo médio e deixe ferver. Mantenha no fogo por uns 3 minutos após levantar fervura. Deixe esfriar por uns 5 minutos e coloque delicadamente sobre a travessa dos pães.

– Deixe tudo amornar e sirva! Esse pão fica DIVINO morninho com manteiga. No dia seguinte (com o que sobrou, que não foi muito..) comi com geleia de morango. Uma tentação!

paoaboboracoco 2 600x450 Pão de abóbora com coco   divino!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 5,50 – R$ 8,00

pixel Pão de abóbora com coco   divino!
pf button both Pão de abóbora com coco   divino!

4 Comentários

Enviar comentário
  • Responder

    Patricia Mori

    3 months ago

    A melhor receita de pão até agora? Se sobrar abobora aqui em casa, tento preparar! ; )

  • Vivian, Não resisti a tentação e vim correndo assim q vi essa maravilha no FB, amei!
    Vou ter que fazer em breve e ai venho te contar como ficou,rsrs; Espero que maravilhosos como o seu!
    Bjinhos e ótimo feriado. Re

  • Responder

    IRENE MATIAS MORAIS

    2 months ago

    Este está muito lindo,parece delicioso..

Trackbacks para este post

  1. Temperaria – Abóbora refogada no alho e ervas

Enviar comentárioSeja educado. Nós apreciamos isso.

Seu comentário