Feijão Preto: Dicas para um feijão bem temperado e cremoso

+ 10 pessoas Servidas ~ 1 hora e 20 minutos
feijaopreto_1
94 Flares Twitter 3 Facebook 78 Pin It Share 1 Google+ 12 Email -- Filament.io 94 Flares ×
  • 1/2 kg de feijão preto
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher de sopa de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 colher de sobremesa de louro em pó (ou 3 folhas de louro)
  • 1/2 maço de folhas de manjericão fresco
  • Sal e pimenta calabresa à gosto

Para começar essa semana trago algumas dicas básicas para fazer um feijão preto simplesmente delicioso! Há algumas semanas atrás uma leitora aqui do blog me mandou um e-mail pedindo uma receita para fazer feijão. Modéstia à parte, considero o meu feijão um dos melhores que eu já provei. Sigo algumas regrinhas básicas para fazê-lo ficar bem temperado, cremoso e muito leve, sem dar aquela azia ou peso no estômago. Além de tudo, é uma receita ótima inclusive para os vegetarianos, pois não leva carne!

Sei que muita gente tem medo de fazer feijão em casa por causa do uso da panela de pressão. Por isso preparei uma listinha abaixo com dicas úteis para usar sua panela de pressão com segurança:

– Certifque-se que a válvula de escape esteja totalmente desentupida. Para isso você pode usar um palito de dentes, enfiando-o em cada um dos buraquinhos e retirando qualquer sujeira que esteja lá dentro. Esse passo é fundamental, pois normalmente a válvula entupida é o que faz uma panela de pressão literalmente explodir.

– Preste atenção no estado de conservação da borracha de vedação na tampa da panela. Essa borracha fica desgastada com o tempo, e é preciso trocá-la. Uma borracha desgastada faz com que a panela nunca dê pressão, pois fica vazandoo tempo inteiro.

– O ideal é cozinhar com fogo médio ou baixo. O fogo alto pode aumentar demais a pressão interna da panela, principalmente se ela estiver muito cheia.

– Toda panela de pressão possui uma marcação interna mostrando o limite máximo dela. NUNCA coloque comida acima desse limite, sua panela provavelmente vai vazar ou explodir. Eu costumo colocar sempre até 1 dedo abaixo desse limite.

– Para abrir a panela de pressão siga esses passo: se não estiver com pressa, desligue o fogo e aguarde até que toda a pressão seja liberada pela válvula. Você pode inclusive usar uma faca ou colher para suspender um pouquinho a válvula e liberar a pressão mais rápido. Caso esteja com pressa, leve sua panela até a pia (muito cuidado ao manuseá-la, não a sacuda!) e coloque-a sob água fria corrente. O choque térmico fará com que ela perca a pressão muito rapidamente (mas há quem diga que isso causa danos à borracha de vedação da panela). Espere uns 30 segundos, retire da água e abra a panela.

Agora que vocês já sabem todas as dicas de segurança e estão super espertos no uso da panela de pressão, vamos à nossa receita de feijão preto? Ah, lembrando que você também pode separar o feijão pronto em pequenas porções para congelar!

MODO DE FAZER

– Primeiro lave muito bem o seu feijão. É importante escolher uma marca de qualidade. Eu uso a Combrasil, mas tem várias outras que também são boas.

– Coloque o feijão de molho numa tigela com água uns 3 dedos acima da linha do feijão. Tem que ficar de molho no mínimo por 1 hora. Essa é uma dica muito importante, pois percebi que esse passo faz toda a diferença para aquele feijão que te dá gases e aquele feijão levinho. Quando eu me lembro e tenho tempo costumo deixar de um dia para o outro.

– Bem, está na hora da panela de pressão! Coloque o feijão que ficou de molho na panela (com aquela mesma água, que deve ter sido quase toda absorvida pelos grãos Pessoal, aqui eu mudei e passei a desprezar a água que sobrou, que normalmente é muito pouca pois foi quase toda absorvida pelos grãos, e coloco outra água novinha, o feijão fica mais leve). Acrescente mais água (até uns 3-4 dedos acima da linha dos grãos, feche bem a panela de pressão e coloque para cozinhar em fogo BAIXO. Essa é outra dica essencial para um feijão gostoso, com caldo cremoso: cozinhar na panela de pressão em fogo baixo pode demorar mais (costuma demorar de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tempo que os grãos ficaram de molho antes), mas o resultado final é infinitamente melhor. Sabe aquele feijão que, apesar de estar bem cozido, tem o caldo ralo? Isso acontece quando ele é cozido na panela de pressão com fogo alto. Portanto, tenha paciência!

– Depois de cozido (veja as dicas de como abrir sua panela de pressão acima!), reserve e prepare o tempero.

– Coloque na panela onde o seu feijão será temperado (eu uso um calderãozinho) todos os temperos, menos o manjericão. Deixe refogar em fogo médio até que o alho e a cebola estejam bem douradinhos. Acrescente o manjericão e o feijão já cozido. Deixe em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acerte o sal.

– Seu feijão está pronto! Essa receita também fica uma delícia para servir em copinho como aperitivo!!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 3,00 – R$ 5,00

Quer saber mais sobre Feijão? Então veja essa postaqem aqui sobre os tipos de feijão mais consumidos no Brasil e essa aqui sobre a produção e o consumo de feijão no país.

pixel Feijão Preto: Dicas para um feijão bem temperado e cremoso
pf button both Feijão Preto: Dicas para um feijão bem temperado e cremoso

65 Comentários

Enviar comentário
  • Responder

    Beta

    4 months ago

    Adoro feijão preto e o manjericão nessa preparação é novidade para mim. Quero experimentar! bjs

  • Responder

    Primeds

    4 months ago

    Adorei a receita!!!

    Estava realmente esperando suas dicas!!
    Vou experimentar urgente! ahahah
    Obrigada!
    Bjs

  • Responder

    Cristiane

    4 months ago

    Amo feijão!! Vou testar, colocando o manjericão.

    • Responder

      Rejeane

      2 months ago

      Olá preciso de uma ideia de sal para colocar em 1 kg de feijão que fique num ponto bom sem ser salgado pois nos dias de hoje com tanta informação negativa para o uso do sal quero fazer um controle sem deixar os alimentos sem gosto …desde já agradeço!!

      • Oi Rejeane, é muito difícil dizer para você quanto de sal usar porque depende do seu gosto e do que você vai colocar no feijão. Por exemplo, se você usar alguma carne salgada no feijão já tem que colocar bem menos sal.. eu não coloco carne, então para 1 quilo de feijão coloco algo em torno de 1 colher de sopa de sal (rasa). O ideal é você ir colocando aos poucos e provando até que fique saboroso mas o menos salgado possível. Beijos!

  • Responder

    JANE

    4 months ago

    USO O AZULÃO QUE FICA CHOCOLATE EM MEIA HORA SEM DEIXAR DE MOLHO

  • Responder

    Rayanna

    4 months ago

    Adorei a dica de fazer em fogo baixo, sempre deixei de molho de um dia para outro, fica bem melhor.

  • Responder

    Mari

    4 months ago

    Vivian, estava mesmo pensando em fazer feijão pela primeira vez na pressão essa semana… adorei as dicas! Me sinto mais segura agora, hihi… Só uma dúvida: essa receita só serve para feijão preto? E feijão marrom, comum? Posso fazer desse mesmo jeito? Obrigada pela atenção, seu blog é o máximo! Abraço e sucesso! =)

    • Oi Mariana, tudo bem? Que bom que as dicas te ajudaram! Essas dicas server para qualquer tipo de feijão, ok? Boa sorte!

  • Responder

    Mari

    4 months ago

    Oi, Vivian, tudo bem? Vou fazer o feijão hoje, mas agora fiquei com uma dúvida: como saberei que está cozido? Deixei de molho de um dia pro outro. Vou colocar na panela de pressão. A partir da hora que ligo o fogo conto 45 minutos e desligo? Coisa de principiante mesmo… Obrigada mais uma vez!

    • Oi Mariana! Então, aconselho fazer o seguinte: deixe uns 40 minutos na panela de pressão (no máximo), desligue o fogo, espere a pressão sair (pode colocar embaixo da água corrente na pia, para acelerar o processo) e abra a panela. Verifique se já está cozido o ponto que voce gosta. Se nao tiver, volte com apainela ao fogo por mais alguns minutos (aproveite e verifique se tem água suficiente ou deprecias completar com mais um pouco). Com o tempo voce vai saber exatamente quanto tempo demora para cozinhar no seu fogão. Beijos!

  • Responder

    vannia

    4 months ago

    eu coloco 1 colher de bicarbonato no feijão quando ele esta de molho,e lavo bem antes de cozinhar para que não de espuma no cozimento,fazendo isso eu posso fazer qualquer tipo de feijão mesmo aquele mais duros.

  • Responder

    Norberto

    3 months ago

    Agradezco, porque deseaba, hacer un feijon , bien cocinado pra mi feijoada, y con todos, los ingredientes, si alguna ama de casa me quiere acercar algun consejo de para mejorarlo, con gusto lo aceptare , aca estamos cerca de Buenos Aires, abrazos

  • Responder

    Rony Dias

    3 months ago

    Nem vou comentar muito mas tenho certeza de que me entenderá… você me salvou!

  • Responder

    Leticia D' Emile K. Mairesse

    3 months ago

    Oi gente, oi Vivian, gosto muito do blog, sempre com receitas e dicas muito interessantes, minha mãe tinha sérios problemas com o feijão, ela adora e é essencial pra ela, mas nos últimos anos depois de comer ficava com a sensação de peso no estômago, o que é comum em alimentos com cheiro forte. Colocar o feijão de molho ajuda muito, mas o que resolveu o problema foi uma dica dum curso de gastronomia que fiz, bem simples e que pode ajudar muita gente com o mesmo problema. Após escolher e lavar o feijão, passar umas 3 vezes água fervente nele, sai um caldo escuro e com cheiro forte, quando o caldo sair clarinho, está pronto pra ir ao fogo… espero que a dica ajude. Bjus e ótima semana pra todos!

    • Oi Letícia! Muito bacana sua dica, obrigada por compartilhar conosco! Beijos e ótima semana!

  • Responder

    antonio manoel farnandes

    3 months ago

    voces podiam arrumar um jeitinho de nos os litores poder impremir dicas e receitas porque copiar no lapis e meio dificil guardar na memoria e muito mais.

  • Responder

    cleo

    3 months ago

    ACHO QUE VOCE DEMORA MUITO A CHEGAR NO OBJETIVO DA RECEITA QUE E OTEMPERO DO FEIJAO,

  • Responder

    Rafael

    2 months ago

    Irei testar a receita. Queria saber como fazer para melhorar o caldo do meu feijão. A única coisa que discordo é que usar água fria para acelerar no processo da retirada da pressão. Apesar de dar certo, esse processo resseca a borracha da panela de pressão e se feito várias vezes vai fazer com que tenha que trocar a borracha de vedação frequentemente. O melhor é usar uma colher de pau ou algum talher grande de alumínio e fazer uma alavanca no bico da panela pra retirar a pressão.

    • Oi Rafael! Eu faço assim porque minha panela é diferente, não é daquelas comuns, não tem aquela válvula em cima e a borracha também é de outro tipo (veio de fora).. ótima essa sua dica!

  • Responder

    Teresinha

    2 months ago

    Um método para tirar a pressão sem gastar água e:apóie uma colher na beirada da panela(cabo)e a outra partesuspendendo a valvula!!!!

  • Responder

    Herbert Câmara

    2 months ago

    Pode mesmo reutilizar a água onde o feijão ficou de molho? Por que li em alguns lugares que é bom trocar por outra… Particularmente, acho que não precisa, já que o gás se dissipa e, claro, não fica na água. Mas sei lá… sou iniciante. É só uma curiosidade.

    • Olha, vai de cada um… hoje em dia eu lavo os grãos primeiro em água corrente, depois deixo de molho em água filtrada e quando coloco para cozinhar já coloco com essa água do molho (que já foi em grande parte absorvida pelos grãos), complementando com mais água filtrada. Beijos!

    • Responder

      ellen

      2 months ago

      É importante trocar a água sim. Pois as substâncias que fermentam e causam gases ficam nesta água. E não se preocupe com a água que entra no feijão pois é a casca que tem substâncias que em contato com a água fermentam. Ah sou estudante de nutrição. Valeu.

  • Responder

    Andreia Nunes

    2 months ago

    Vivian, obrigado pela dica de cozinhar o feijao em fogo baixo. Eu gosto do meu feijao bem cremoso e ficava muito chateada quando abria a panela de pressao e la estava aquele feijao aguado. nao entendia porque isso acontecia algumas vezes e outras nao. Agora ja sei.

  • Responder

    paulo de sousa

    2 months ago

    olá como estão! finalmente tantas dicas úteis para fazer um feijão cremoso e gostoso, será que alguém me poderia ajudar enviando-me uma receita igualmente gostosa para fazer um feijão igualmente gostoso mas com carnes, embutidos etc. quem sabe a vivian Luiz coco etc. que quanto a mim parecem ser uns expertes na cozinha.
    de Portugal envio um abraço a todos.
    desde já fico aguardando uma cartinha, muito obrigdo!
    paulo

  • Responder

    Jorge

    2 months ago

    Esperimentei e adorei!!!! Muito boa receita, em poucos dias, eu vou provar fazer a do feijão branco e camarão.
    Saudações do Uruguai

    • Jorge, fico feliz que você tenha gostado! Experimente a feijoada de feijão branco e camarão sim, ela é sensacional! Beijo!

  • Responder

    naninha

    2 months ago

    Pessoal tenho um feijão que é maravilhoso,nunca vi outro parecido,ele se chama FUFU LEGAL,quando eu o cozinhei era o feijão mais bonito e saudável que já vi,e o cozimento dele é rapidinho!Sei que ele é de Patos de MINAS-MG,achei lá o telefone está no saquinho,é só vcs procurarem no site!Amei…

  • Responder

    Rita de Cássia Deibler

    2 months ago

    Fiquei super feliz com sua receita … Foi o melhor feijao que já fiz , cozinhar no fogo abaixo realmente torna o feijao com aquele caldo super gostoso muito obrigada … Valeu !!!

  • Responder

    Leandro Costa

    2 months ago

    Vou fazer um teste, minha esposa esta viajando e nunca nem tentei fazer um feijao, porem, com as dicas tomei coragem e vou me aventurar…

    • Oi Leandro, tenta sim! Feijão é uma coisa deliciosa de comer e de fazer, depois conta para a gente como foi sua experiência!

  • Responder

    Patrícia

    1 month ago

    Olá!
    Primeira vez que leio sobre utilizar manjericão no feijão…é isso mesmo? Ou quis dizer manjerona? A manjerona combina muito também.
    Abraço

  • Responder

    Larissa

    1 month ago

    Amei seu blog *-* Eu amo cozinhar, mas sabe… n tenho mt experiência. Seu blog esta me ajudando mt. E vou experimentar fazer o feijão agorinha msm.
    Obrigada Vivian!

    • Oi Larissa, que bom que gostou do blog, fico feliz e espero que continue visitando! Depois conta como ficou o feijão, beijo!

  • Responder

    LEO

    1 month ago

    otima receita! parabens.. dona maria adorou..kkk

  • Responder

    Mônica

    1 month ago

    Adorei as explicações e as dicas! Obrigada!!! Bjo

  • Responder

    Chris Brown

    1 month ago

    Sou Inglês, moro no Brasil há um tempinho e gosto muito de cozinhar. Mas não sabia nada da gastronomia brasileira antes de chegar. Fico feliz em achar seu site com essas dicas pq chegou a hora de aprender fazer a comida deste pais! Sua receita deu certissimo. Agora faço o feijão melhor que a maioria de meus amigos brasileiros :) Obrigado!

    • Hi Chris!! Que bom que você gostou e que a receita deu certo, esse feijão fica mesmo uma delícia! Vou para Londres esse ano, acho que pegarei umas dicas culinárias com você também :P Volte sempre e obrigada por seu comentário!

  • Responder

    Elisa

    22 weeks ago

    Olá Vivian!
    Também adorei a ideia do manjericão no feijão! Mas fiquei com uma dúvida: você não põe sal pra cozinhar o feijão? Somente quando tempera que acrescenta sal?

    • Oi Elisa, isso mesmo, só coloco sal no tempero. Não coloco nada na hora de cozinhar, somente os grãos e água. :-)

  • Responder

    ana paula

    20 weeks ago

    Olaaa ,adorei sua dica vou tentar fazer amanha bjs

  • Responder

    Débora

    19 weeks ago

    Fiz o feijão hj no almoço só não coloquei o manjericão pq nao tinha. Ficou uma delicia e super macio os grãos.
    Obrigada pela receita e pelas dicas. Bjs

    • Oi Débora, que legal que você fez e gostou, obrigada por vir aqui comentar e dividir sua experiência conosco!

  • Responder

    joaquim

    19 weeks ago

    1/2 maço de manjericão! Não fica com gosto de macarronada, não? Alguém já testou com o majericão. Fica como?

    • Joaquim posso garantir que o gosto não tem nada a ver com macarronada! De toda forma, você pode tentar com qualquer quantidade e ver como fica, de acordo com seu paladar.

  • Responder

    Camila

    16 weeks ago

    O meu feijão sempre ficava com o caldo ralo e feio, segui suas dicas e ficou perfeito! O segredo é cozinhar em fogo baixo por pelo menos 45 minutos mesmo, achava que era frescura. Rs. Obrigada. :)

    • Oi Camila, obrigada por nos visitar e deixar seu recado, fico contente que tenha dado certo! Beijo grande e boa semana!

  • Responder

    marcones

    16 weeks ago

    acho que Estes detalhes due agua tira people Nao faz tanta diferenca pega os ingredients e m~ao name massa

  • Responder

    Sandra Helena

    10 weeks ago

    Olá, bom dia! Achei inusitada a combinação de feijão preto com manjericão e como amo ambos, testei.
    Confesso que gostei, mas, da segunda vez que fiz, me permiti algumas alterações que compartilho com você. Sempre deixei de molho meu feijão como você recomenda, e sempre troquei a água. Porque faço isso? Porque o feijão tem ácido fítico e esse ácido se liga ao cálcio, ao zinco, ao magnésio, ao ferro que contem no feijão e impede que nosso organismo absorva esses elementos tão necessários à nossa saúde. Outra coisa: temos na minha família um hábito de cozinhar o feijão da seguinte forma: o feijão que já ficou de molho e cuja água foi trocada, é posto a cozinhar na panela de pressão já na água fervente. Nesta água estão um fio de azeite extra virgem de boa qualidade, um dente de alho espremido, duas folhas de louro e uma pitada de sal. Aí o grão absorve todos estes sabores e depois de cozido refogo normalmente no óleo com o alho frito e tempero normal…A primeira vez que fiz, fiz exatamente como está na sua receita. A segunda, já fiz conforme faço normalmente o meu feijão e gostei mais do resultado. Mas o que mais gostei foi de ter aprendido mais uma comidinha deliciosa e saudável. Obrigada por compartilhar sua sabedoria e parabéns pelo seu blog. Virei fã! Abraço e Deus te abençoe.

    • Oi Sandra, tudo bem? Obrigada por sua visita e seu comentário! Realmente a combinação parece inusitada para quem não está acostumado, mas agora simplesmente não consigo mais fazer feijão preto sem manjericão! Eu adoro manjericão!
      Eu também passei a trocar a água (até fiz essa observação depois no meio da receita) porque percebi que o feijão fica mais leve e as pessoas que possuem problemas de digestão costumam dizer que se sentiram bem melhores quando faço o feijão trocando a água do caldo por outra água nova. Não sabia exatamente os detalhes, foi ótimo você ter informado, adoro aprender coisas novas!
      A sua receita deve ter ficado uma delícia também, tenho certeza! Vou testar :)
      Beijos e espero que volte sempre aqui no blog e contribua com seus comentários! :**

  • Responder

    Rafaela Beck

    4 weeks ago

    Olá! Tenho manjericão desidratado em casa. Será que posso utilizar em substituição ao manjericão fresco da receita sem comprometer o resultado? E que quantidade de desidratado será que equivale a meio maço? Bjs

    • Rafaela, já usei o manjericão desidratado na ausência do fresco. O resultado fica satisfatório, mas não tão bom quanto usando o manjericão fresco. A diferença é considerável. Abraços!

  • Responder

    Anelize

    2 weeks ago

    Testado e aprovado! Não sabia que manjericão combinava com feijão, ih até rimou! :D

Trackbacks para este post

  1. Picanha Suína "Encachaçada" + Dia Metal do Rock In Rio 2013 | Temperaria
  2. Especial Feijão Parte I: Os tipos de feijão mais consumidos no Brasil | Temperaria
  3. Especial Feijão Parte I: Os tipos de feijão mais consumidos no BrasilTemperaria | Temperaria
  4. Especial Feijão Parte II: Produção e Consumo de Feijão no BrasilTemperaria | Temperaria
  5. Feijoada de Camarão com Feijão Branco - simplesmente maravilhosa! | Temperaria
  6. Aniversário de 3 anos do Temperaria + minhas 10 receitas preferidas do blog! | Temperaria

Enviar comentárioSeja educado. Nós apreciamos isso.

Seu comentário