Comida Árabe: Mjadra ou Arroz com Lentilha

4 Servidas ~ 40 minutos
ArrozcomLentinha_6
104 Flares Twitter 0 Facebook 96 Pin It Share 1 Google+ 7 Email -- Filament.io 104 Flares ×
  • 1 xícara de arroz branco tipo agulhinha
  • 1 xícara de lentilha
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 cebola pequena cortada em rodelas
  • 3 dentes de alho amassados
  • Farinha de trigo que baste (+/- 3 colheres de sopa)
  • Azeite de oliva
  • Sal à gosto

Depois destes dias um tanto quanto turbulentos por aqui com as mudanças e novidades aqui do Temperaria, estamos de volta com a programação normal! Hoje venho trazer uma receita típica árabe, que eu particularmente adoro, que é o Mjadra (ou Mujaddara), mais conhecido aqui no Brasil como arroz com lentilha!

Para quem não conhece muito da comida árabe, as lentilhas cozidas são muito populares no Oriente Médio e constituem a base de muitos pratos de lá. O Mjadra é um prato que vem da Líbia, que pode ser servido sozinho ou acompanhado (servi com Kaftas que fiz enroladinhas no bacon, incríveis). Esse prato costuma vir decorado de cebolas fritas bem sequinhas (vou ensinar o truque!) e regado com um bom azeite de oliva.

 

MODO DE FAZER

– Primeiro lave bem o arroz e a lentilha (separadamente), como você costuma fazer com o arroz branco de cada dia. Deixe a água escorrer por uns 10 minutos.

– Coloque numa panela a cebola picadinha com uma colher de sopa de azeite. Deixe refogar em fogo médio, até que fique transparente. Junte o alho amassado e deixe refogar até ficar bem dourado.

– Junte a lentilha já lavada e escorrida, deixe refogar tudo junto por uns 5 minutos em fogo brando, mexendo sempre para não grudar no fundo da sua panela.

– Coloque água fervendo até mais ou menos dois centímetros acima do nível da lentilha. Deixe ferver por uns 10 minutos em fogo médio, até que a lentilha fique quase cozida.

– Agora junte o arroz, coloque o sal à gosto e misture. Coloque mais água fervente, até uns dois centímetros acima do nível do arroz. Baixe o fogo e deixe a panela semi-tampada (como fazemos arroz branco), para que cozinhe.

– Quando a água tiver secado, tampe a panela, desligue o fogo e espere 10-15 minutos, para que o arroz termine de cozinhar e fique mais soltinho.

 

MODO DE FAZER A CEBOLA FRITA

– Corte as cebolas em meia rodelas. Solte todas e passe na farinha de trigo, como se quisesse empaná-las. Esse é o truque para que elas fiquem soltinhas e crocantes, do contrário elas vão aguar e acabar cozinhando.

– Coloque um fiozinho de azeite em uma frigideira e deixe ficar bem quente. Coloque as cebolas (não tudo de uma vez, para não esfriar a frigideira – o segredo é a temperatura!) e deixe-as fritar até ficarem douradinhas. Repita o procedimento até acabar com toda a cebola.

Agora é só servir o Mjadra com o acompanhamento de sua preferência, coberto pelas cebolas fritas. Bom apetite!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 6,00

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly

23 Comentários

Enviar comentário
  • Lentilha é um dos pratos que mais gosto, saboroso e super saudável. Parabéns pelo site e muito obrigada pela visita!!Bjs

    • Responder

      khalid

      4 months ago

      Oi Vivian passei para lhe incvntiear a fazer o couscous, depois me conta como ficou! E mudane7as se3o sempre bem-vindas! c9 muito bom mudar de ares de vez em quando. Fico aguardando suas novidades.Beije3o

  • Responder

    Pati Beatriz

    5 months ago

    Menina, eu simplesmente AMO comida árabe, mas quando faço em casa, sempre deixo de lado a Mjadra, porque muitos não gostam de lentilha… Eu faço a minha com cebola caramelizada, meio queimadinha, fica uma delícia!

    • Responder

      Sanae

      4 months ago

      Palmirinha, finalmente cosgunei te encontrar, vc muito querida e n o sabe a falta que faz. Muitas vezesvejo suas receitas pois algumas, infelizmente n o todas, tenho gravado a eu e a mam e e minha irm assistimos e matamos as saudades.Voc precisa voltar, e n s precisamos de pessoas como voc , talentosa que nos ensina e muitohumilde e sincera, disso que o mundo precisa.Um grande beijo no seu cora o.Cristina

  • Responder

    Manuela Escariz

    5 months ago

    Não estou conseguindo te seguir publicamente!!!!

    BJs…

  • Responder

    Cristina Luiz

    5 months ago

    Desse prato eu posso falar, foi feito aqui em casa, uma delíiiiiicia, o arroz ficou divino, as cafitas enroladinhas no bacon nem se fala, tudo de bom, enfim vale apena fazer. Falando em fazer, quando será o próximo prato? huuummmm!!! bjos…

  • Responder

    Maria Preciosa de Castro e Pinho

    4 months ago

    Senhores(as), simplestemente fácil a receita do Mjadra, adorei e vou fazer sábado agora. Delícia e muito obrigada. Que ALLAH recompense vocês com o melhor.

    • Maria, que bom que essa receita funcionou bem para você! Espero que tenha um lindo sábado e volte para visitar o Temperaria mais vezes. Beijos!

  • Responder

    josé augusto

    3 months ago

    Gostei e gosto muito de comida arabe mas não acertei com a cebola vou tentar de novo bjs

  • Responder

    Celio Panela

    2 months ago

    adorei a ideia de combinar o arroz de lentilhas com kafta! farei com certeza essa semana!
    parabéns pelo site!

  • amo de paixão comida árabe, é tudo de bom!

  • Responder

    Germana Alelaf

    1 month ago

    Olá, procurando ontem uma receita de mjadra pra fazer na virada de ano, encontrei o seu site e desde então estou apaixonada por ele… Fiz a receita e recebi muitos elogios!!! Rsrsrs… Ficou muito boa mesmo… Agora farei a receita das almôndegas, não vejo a hora, depois comento, ok? Mas esta receita de mjadra vale muito à pena e é muito fácil de fazer!!! Feliz ano novo e novas receitas, obrigada.

    • Oi Germana, fiquei muito feliz com seu comentário, principalmente em saber que a receita deu certo! A receita das almôndegas também é muito bacana, tenho certeza que você vai gostar, depois volta aqui e conta como foi! Um beijo grande e bom 2014 para você!

  • Responder

    keila iguinacio

    1 month ago

    parabéns! sua receita é ótima, fiz como na receita e deu certinho, ficou muito gostoso.

    • Oi Keila, que legal! Fico contente que você tenha feito e gostado, obrigada por ter vindo aqui compartilhar conosco. Espero que volte mais no blog para ver e testar outras receitas, beijo grande!

  • Responder

    simone neves

    1 month ago

    fiz hoje para o almoço e adorei!!! Ficou simplesmente sensacional!!!!!

    • Que bom, fico feliz! Beijo grande e obrigada por ter compartilhado conosco sua experiência!

  • Responder

    Kárin Pamplona

    1 month ago

    Gostei do site e das receitas que li, mas tenho uma pergunta – não há jeito de fazer estas cebolas sem farinha de trigo? Não posso ingerir glúten de jeito algum. Agradeço desde já!

    • Oi Kárin, você pode fazer com outro tipo de farinha sem gluten como a farinha de arroz! Infelizmente descobri tem um mês que também não posso ingerir trigo e estou fazendo esse tipo de substituição quando faço comida para mim. Espero ter ajudado, abraços!

  • Responder

    Denise

    16 weeks ago

    Muito bem explicadas……parabéns .Mjadra !

Trackbacks para este post

  1. Comida Árabe: Mjadra ou Arroz com Lentilha | foodbrasil.net
  2. Temperaria – Aniversário do Temperaria: 1 ano de blog!

Enviar comentárioSeja educado. Nós apreciamos isso.

Seu comentário