Ingredientes

  • 2 batatas doce grandes
  • 200ml de creme de leite ou creme de ricota
  • 200g de queijo parmesão fresco ralado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal, alho e ervas desidratadas à gosto

4 pessoas Pessoas servidas ~ 35 minutos

Como já falei no blog e nas redes sociais algumas vezes, tenho seguido uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos, mais conhecida como low carb high fat, ou lchf. Mas de vez em quando me bate aquela vontade de comer um carboidrato eu vou logo para a lista dos carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, que não elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue, o que leva a várias implicações como a causa da Diabetes tipo 2 e o acúmulo de gordura nos tecidos adiposos (socorro!).

A batata doce é um excelente exemplo de “carboidrato do bem”, sendo ingrediente coringa em várias receitas da galera atleta e fitness por aí.

Hoje de manhã fiz esse gratinado de batata doce que é super fácil e fica uma delícia! Para quem tem problema com a lactose ou a proteína do leite, só trocar os produtos por queijo de búfala, por exemplo, que também fica delícia.

MODO DE FAZER

– descasque e corte as batatas doces em rodelas finas (pode usar um mandolin, eu fiz na faca mesmo porque acho mais simples)
– cozinhe as rodelas de batata doce em água com sal fervente por uns 5 minutos, não deixe ficar muito mole
– escorra as batatas, deixando a água escorrer bem
– unte uma forma com azeite, disponha as batatas uniformemente, de forma que não fiquem buracos. Tem que ficar assim:

gratinado_batata_doce
– salpique com um mix de temperos secos, pode ser alho em lascas, ervas finas, etc
– cubra com o creme de leite ou creme de ricota ou iogurte natural
– coloque o queijo parmesão fresco ralado grosso
– leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uns 20 minutos e pronto!

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