Com a rotina atarefada e o tempo, muitas vezes, “cronometrado” para cada tarefa, a saúde das pessoas fica em xeque sempre que elas optam por alimentos que não possuem o valor nutricional adequado. Porém, com o aumento da preocupação com a saúde e as novas opções de alimentos saudáveis no mercado, a rotina alimentar das pessoas está mudando e, com isso, o modo como elas se relacionam com a cozinha também.

Mas a cozinha saudável vai além da escolha dos ingredientes. Se optarmos por alimentos orgânicos por serem saudáveis e sustentáveis, devemos ter o mesmo cuidado para a escolha dos utensílios usados na sua preparação, sempre observando questões como sua durabilidade, segurança e desempenho.

Benefícios para a saúde

“A relação mais direta com a saúde está na quantidade de gordura que é utilizada no preparo do alimento. Por isso, é importante optar por panelas que tenham um bom revestimento antiaderente, que permita o preparo com o mínimo ou nenhum óleo,” explica Daniela Araújo, Gerente de Marketing para América Latina da área de Fluorpolímeros da Chemours, empresa que produz o revestimento antiaderente com a marca Teflon™.

Ela também alerta sobre uma questão que os consumidores muitas vezes deixam de lado: a importância de comprar utensílios de qualidade e origem comprovadas. “Uma frigideira, por exemplo, fica exposta a altas temperaturas e em contato direto com o alimento, então o melhor é optar por fabricantes que conduzam todos os testes de qualidade e que usem revestimentos aprovados pelos órgãos reguladores para contato com alimentos.

Sustentabilidade

O uso de gordura não afeta apenas o preparo e consumo do alimento. “Se a panela não possui antiaderente de qualidade, ou não tem revestimento algum, o uso de óleo vegetal é maior. E se o descarte do óleo não for feito da maneira correta, pode trazer riscos adicionais à poluição e contaminação dos sistemas de águas e abastecimento. Além disso, o uso de utensílios em que os alimentos grudem muito no preparo, vão demandar mais água e detergente para serem lavados, gerando impactos adicionais para o ambiente e o bolso do consumidor”.

Durabilidade

Daniela explica que comprar utensílios apenas com base no preço baixo, ou escolher o antiaderente da moda nem sempre é a melhor decisão. “Apesar da sensação de economia, se o utensílio não tiver sido desenvolvido e testado para ser resistente a riscos, desgastes e abrasão, a vida útil será inferior, fazendo com que o consumidor tenha que substituí-lo com maior frequência. Boas panelas e utensílios são feitos para durar por muitos anos”, conclui.
Esses três aspectos ilustram além da escolha do melhor utensílio, a preocupação constante em sempre contribuir para uma alimentação mais saudável e sustentável, pois impactam diretamente o relacionamento consumidor-alimento. Ao considerar a utilização de panelas com antiaderentes de qualidade, o consumidor cuida da própria saúde, colabora com o meio ambiente e promove economia para si, tornando os momentos das refeições mais prazerosos, fáceis e valorizados.

Sobre a Chemours

A Chemours (NYSE: CC) ajuda a criar um mundo mais colorido, capaz e limpo por meio do poder da química. A Chemours é líder global em Tecnologias de Titânio, Produtos Fluorados e Soluções Químicas, oferecendo soluções aos seus clientes em uma ampla variedade de indústrias com produtos, aplicações e inovações baseadas na química. Os ingredientes da Chemours são encontrados em plásticos e revestimentos, refrigeração e ar-condicionado, mineração e na produção industrial em geral. Nossos principais produtos incluem marcas de renome como Opteon™, Freon™, Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™, Nafion™, entre outras. A Chemours tem cerca de 8.000 funcionários em 35 unidades produtivas que atendem a mais de 5.000 clientes na América do Norte, na América Latina, na região da Ásia-Pacífico e na Europa. A Chemours tem sede em Wilmington, Delaware, e está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo CC. Para mais informações, acesse chemours.com ou siga a Chemours no Twitter em @chemours.

 

Print Friendly