queijo-brie-x-camembert

Recebi essa matéria da Allfood Importadora e achei super interessante, eu mesma não sabia exatamente a diferença entre o queijo brie e o queijo camembert. Por isso resolvi trazer essa curiosidade para os leitores do blog, espero que gostem!

Os queijos brie e camembert são os exemplos mais conhecidos de queijos de pasta mole e crosta branca, porém muitos acreditam que eles são iguais, enquanto a realidade é que cada um tem características únicas.

Todos os queijos de pasta mole apresentam casca branca aveludada, aroma de nozes e textura cremosa. Os queijos mais “famosos” desta categoria são o brie e o camembert.

O queijo brie é um dos queijos mais consagrados no Brasil e no mundo, ele foi proclamado como “O Rei dos Queijos” durante o Congresso de Viena de 1815.

Produzido desde o século VII, na região de Île de France, o brie alcançou rápida projeção, principalmente pela pequena distância que separa a zona de produção de Paris. É um queijo de sabor suave, porém marcante e refinado, com uma textura macia e aroma muito agradável.

É feito com leite de vaca, o tempo de maturação é de no mínimo quatro semanas e, desde 1980, tem o selo de Apelação de Origem Protegida (A.O.P.) nos Brie de Meaux, Brie de Nangis e Brie de Melun. As peças são grandes, produzidas no mínimo com 1 kg. Porém, é possível encontrá-lo em unidades fracionadas.

O queijo camembert também é um queijo de origem francesa, da região da Normandia, originário do vilarejo de Camembert e, no Brasil, é muito conhecido. Como o brie, ele tem pasta mole e crosta branca, possui casca aveludada com estrias alaranjadas, massa carnuda e amanteigada de cor palha amarelada.  A textura é macia e sensível ao toque, são feitos em pequenas formas cilíndricas com diâmetro entre 10 a 12 cm e altura em torno de 3 cm.

Ele é obtido com o leite rico das vacas normandas, tem aroma característico de cogumelos e sabor com notas de nozes, o tempo de maturação é de duas a oito semanas e, desde 1983, o camembert da Normandia tem o selo A.O.P. Tanto o sabor quanto o aroma se intensificam com o tempo.

O processo de fabricação dos dois queijos é muito parecido, depois de enformados, eles são pulverizados externamente por fungos do gênero Penicillium Candidum e mantidos em câmaras, sobre prateleiras. Após seis ou sete dias a camada de mofo branco começa a aparecer. Então os queijos são cuidadosamente virados para que o mofo cresça homogêneo por toda a superfície.

Por fim, ambos os queijos que possuem o selo A.O.P. são produzidos com leite cru e em regiões específicas, como a Normandia para o camembert e Île de France para o brie de Meaux, brie de Nangis e brie Melun. Os demais brie e camembert são produzidos com leite pasteurizado e não possuem o selo de Apelação de Origem Protegida (A.O.P.).

Brie Camembert
A.O.P. Desde 1980 (apenas em três tipos:

Brie de Meaux, Brie de Nangis e Brie Melun)

Desde 1983 apenas (no Camembert da Normandia)
Categoria Mofo branco Mofo branco
Tipo de leite Leite de vacas de Île de France Leite de vacas da Normandia
Origem Île de France Normandia
Maturação Mínimo de 4 semanas De 2 a 8 semanas
Tamanho 20 a 30 cm 10 a 12 cm
Aparência Casca branca, coloração de creme a amarelo palha Cilíndrico baixo, casca branca com estrias alaranjadas, massa palha amarelada
Textura e sabor Sabor intenso, carnudo e cremoso, textura macia e aroma agradável Textura macia, sensível ao toque, massa carnuda, amanteigada e levemente salgado
Sugestão de harmonização Vinhos
Tintos de Bordeaux, Syrah, Sauvignon Blanc
Vinhos
Beaujolais, Côtes du Rhône, Sauterne
Sugestão de consumo Pode ser servido puro, com geleia, torradas, pães, ou até mesmo em receitas, como molhos e sopas. Ideal ser servido à temperatura ambiente, acompanhado por alimentos leves, como frutas, perfeito em um pedaço de pão francês.

 

 

Print Friendly