Sou uma pessoa chegada aos aparelhos tecnológicos na cozinha. Acho que muito trabalho pode ser poupado com a ajuda de maquininhas que fazem em segundos o trabalho que às vezes pode demorar horas. Está certo que 90% dos aparelhos que encontramos nas redes especializadas são bugigangas que só servem para entupir o armário e dar poeira, mas tem muita coisa bacana por aí!

Mas a pergunta que mais escuto quando recebo gente em casa ou até mesmo aqui pelo blog e nas redes sociais é: vale a pena ter uma lava louças em casa?

keep-calm-and-va-lavar-a-louca

 

Minha resposta sempre é SIM! Mas para responder a pergunta seguinte que costuma ser “Por Que?”, segue aí uma lista com 6 motivos pelos quais você deveria ter uma lava louças em casa:

ECONOMIA DE ÁGUA

Em época de secas e reservatórios de água desabastecidos, toda preocupação com desperdício de água e válida! Segundo o especialista em Tecnologia de Materiais, professor Bruno Gianelli, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga, uma boa máquina de lavar louças – daquelas com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres – pode consumir até 30 litros de água. Já de acordo com a Sabesp (a companhia de abastecimento de São Paulo) lavar seus utensílios manualmente com a torneira semi-aberta durante quinze minutos chega a gastar uma média de 117 litros de água. Ponto para a máquina de lavar louças, que pode então trazer uma economia real de água de até 90%!

ECONOMIA DE ENERGIA

O maior argumento que escuto quando falo da economia de água é que a máquina de lavar louças gasta muita energia elétrica. Posso dizer por experiência própria que isso não é verdade! Minha conta de luz praticamente não teve alteração desde que instalei a máquina em casa. Além disso, sabemos que as máquinas atuais só esquentam a água numa parte específica do ciclo de lavagem, para auxiliar na retirada de gordura da louça. Quem usa aquelas torneiras elétricas em casa para esquentar a água (ou boiler central na casa) gasta muito mais energia numa lavagem manual do que a máquina neste ciclo específico. Algumas máquinas também permitem a lavagem da louça só a frio, caso não esteja muito suja.

MENOS BRIGAS

Hoje mesmo um amigo meu confessou que o motivo que gera mais brigas com sua esposa é justamente a questão de quem vai lavar a louça. Não é novidade que o ato de lavar louças está longe de ser uma das atividades preferidas de quase todo mundo, e invariavelmente geram brigas intermináveis e que terminam com berros entre pais e filhos ou marido e mulher. Por isso, nada melhor do que ter uma máquina que faça esse trabalho.

INSTALAÇÃO FÁCIL

Aquele mito de que é preciso fazer uma obra em casa para instalar uma máquina de lavar louças também pode ser desmistificado. É verdade que é muito melhor providenciar uma instalação hidráulica de saída e recebimento de água específico para a máquina, mas já existem várias versões de máquinas que podem ser instaladas sobre a pia, com um T na própria torneira de água, e que jogam a água suja também diretamente no ralo da pia. Essas versões costumam ser menores que as outras, mas quebram um galho enorme, principalmente para as casas que possuem poucos moradores.

COZINHA SEMPRE ARRUMADA

Eu tenho verdadeiro horror de cozinha com louça suja. Perdi a conta das vezes que fui dormir tarde porque é imprescindível para mim deixar a louça limpa na pia antes de ir dormir. Agora gasto menos de 10 minutos arrumando tudo na máquina e apertando um botão, tendo a certeza que na manhã seguinte estará tudo limpinho e seco me esperando.

FESTAS MAIS FÁCEIS

Adoro receber pessoas em casa, mas é realmente um saco lidar com aquela montanha de louças para lavar. Também não sou a favor do uso constante de pratos e copos descartáveis, pois sabemos que fazem um mal danado ao meio ambiente. E sempre fica aquela situação chata das visitas se oferecerem para lavar a louça (se você tiver sorte!), mas você também ter aquela obrigação moral de não aceitar. Agora tudo ficou mais fácil aqui em casa, já que posso deixar todo mundo tranquilo que a louça será lavada, mas não por mim! O legal é que os convidados costumam sempre ajudar a colocar tudo na máquina e fica tudo pronto e arrumado em poucos minutos. Maravilha!

Claro que nem tudo são flores e existem sim os contras nessa brincadeira toda. Ao meu ver são dois que podem pesar na decisão: o preço das máquinas de lavar louças é salgado, sendo uma média de 2 mil reais para uma máquina grande e de boa qualidade. Claro que sempre existem promoções e parcelamentos que podem tornar a aquisição mais fácil. Outra questão é que não adianta, não lava panelas que precisem de uma limpeza mais caprichada. Eu coloco muitas panelas para lavar na máquina sim, mas aquelas em que fiz molhos e pratos que não exigem uma limpeza mais forte. Se você precisa arear a panela então, pode desistir: não tem máquina que faça!

Espero que vocês tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas ou outras dicas postem aqui nos comentários para que outras pessoas possam ver! Viva a máquina de lavar louça!

Print Friendly