Ingredientes

  • 700g de mandioquinha
  • 2 xícaras de linguiça calabresa fatiada
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/4 colher (chá) de noz moscada
  • 150g de requeijão
  • Cebolinha

4 pessoas Pessoas servidas

Esses dias ando meio doentinha, uma infecção que não me larga há semanas, e confesso que isso tem abalado minha disposição de ir para cozinha e de escrever/editar os posts aqui no blog. Mas eu não vou abandonar vocês de jeito nenhum, e logo dou um jeito de levantar o ânimo e vir aqui escrever e compartilhar alguma coisinha bacana! 🙂

A coisa boa desse período de repouso forçado é que vi vários filmes que estavam na minha lista e nunca tinha tempo de ver. Um filme que gostei bastante, e que achei que não ia gostar, é o Jobs, com a biografia do Steve Jobs. Não sou fã da Apple (nada meu é da marca), mas achei interessante a trajetória (e loucura!) dele. Sem contar que tem o Ashton Kutcher, que já faz valer a pena :P. Outro filme biográfico que vi nos últimos tempos também foi o A Teoria de Tudo, que conta a história do Stephen Hawking. Esse eu recomendo muito, super emocionante e a história muito bem contada. O ator que faz o personagem principal também dá um show!

Nesse pique de repouso o que me resta são receitas fáceis e bem práticas, e foi daí que surgiu esse “achadinho” de mandioquinha, linguiça calabresa e requeijão, que seria um escondidinho que não é escondido 😛

Eu amo purê de todos os tipos de batata, mas de mandioquinha/batata baroa realmente tem um lugar especial no meu coração <3

Receita de achadinho de mandioquinha e linguiça calabresa

MODO DE FAZER

– Comece descascando e cortando em pedaços pequenos a mandioquinha. Coloque para cozinhar numa panela com água e sal até ficar macia o suficiente para virar um purê.

– Enquanto isso, leve a linguiça calabresa para fritar numa frigideira antiaderente, ou com um fiozinho de azeite. Quando a linguiça estiver bem fritinha, retire e reserve.

– Usando a mesma frigideira da linguiça (sem limpar), acrescente as cebolas cortadas em anéis ou meio anel e refogue em fogo médio até elas ficarem transparentes e macias. Acrescente os tomates picados e refogue tudo por mais uns 2-3 minutos. Reserve.

– Escorra a mandioquinha cozida, amasse e coloque numa travessa. Acrescente a noz moscada moída, a manteiga e acerte o sal. Misture até ficar homogêneo e espalhe no fundo da travessa.

– Cubra o purê de mandioquinha com a linguiça calabresa frita, em seguida com o refogado de cebola e tomate.

– Cubra tudo com colheradas do requeijão e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 10 minutos, ou até o requeijão derreter.

– Retire do forno, cubra com cebolinha picada e sirva em seguida.

Print Friendly, PDF & Email