Eu não sei se já contei aqui para vocês, mas sou doida pela cultura e culinária alemã (e pela cerveja, claro!). Não é à toa que vou quase todos os anos para a Oktoberfest!! Olha eu aí de alemãzinha 😉

alema_oktober_1

Daí que descobri há pouco tempo que alguns imigrantes alemães que chegaram ao Brasil tiveram o município de Itu, em São Paulo, como destino. Por isso, a cidade conhecida pelos produtos gigantes é também um ótimo lugar para quem gosta ou quer conhecer a gastronomia alemã. Em um fim de semana de frio e sol, nada como passear por essa cidade linda e tranquila e aproveitar alguns pratos deliciosos.

O Guia Roteiro de Turismo indica algumas boas opções de restaurantes em Itu. O Bar do Alemão é o restaurante mais famoso da cidade e lota aos finais de semana. O principal prato da casa é o filé a parmegiana, enorme!  A carne tem um corte fino e é muito macia, acompanhada por um molho de tomates suave, e o queijo na medida. A porção individual do filé vem guarnecida de arroz e gostosas batatas, o prato pode ser pedido em diversos tamanhos, inclusive a porção familiar.

bardoalemao.2

O Bar do Alemão em Itu já está há mais de 100 anos mantendo a sua tradição na região, não é à toa que vive sempre cheio. O restaurante fica ao lado da praça principal onde fica o famoso orelhão gigante de Itu . Há também pratos tradicionais como o kassler, o gigantesco antepasto com frios e salada de batatas e eisbein com chucrute, com uma carne fresca e cor de rosa, preparada com muito cuidado e carinho pelos chefes da casa.

bardoalemao.1

O Restaurante Família Von Strudel é outro gigante quando o assunto é boa culinária alemã em Itu. A beleza do lugar já é um belo convite com uma área verde ao redor e os dois lagos na entrada. O restaurante conta com um buffet à vontade, com saladas, pratos quentes (dispostos em dois fogões a lenha) e sobremesas. A cerveja artesanal Burgmann (clara), feita em Sorocaba, dá um toque especial.

familiastrudel.1

A história começou quando a chef Siomara Steckert ainda era criança e acompanhava a mãe e a avó, de origem austro-húngara, na cozinha. Ela cresceu e se familiarizou com a culinária de sua família e anos depois as três começaram a preparar doces e fornecer para docerias, casas de chá e para uma feira no bairro de Interlagos, em São Paulo.  Hoje já conquistou sucesso em Itu e recebe diversos turistas.

familiastrudel.2

 

Para mais informações sobre restaurantes e pousadas em Itu acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/itu/.

Print Friendly, PDF & Email