Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco
  • 1 pote (170g) de iogurte natural
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/3 xícara de leite sem lactose
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 50g de coco ralado desidratado sem açúcar
  • 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento para bolo

~ 45 minutos

Vi esta semana uma receita de bolo de arroz cru no blog da Teretete na Cozinha e fiquei me coçando para fazer em casa! Claro que eu também queria estrear a forma MUSA para bolo da Nordic Ware, então aproveitei a oportunidade e pus a mão na massa!

Forma de bolo Nordic Ware

Na verdade não pus mão nenhuma na massa porque essa receita de bolo é de liquidificador e dá zero trabalho! Adaptei a receita para que ela ficasse sem lactose também, assim todo mundo que tem intolerância ou que simplesmente cortou o gluten e a lactose da sua dieta pode fazer esse bolo sem problema. Também decidir enriquecer um pouco a massa com farelo de aveia sem gluten. Muita gente tem dúvida sobre o gluten na aveia. Na verdade a aveia é naturalmente sem gluten, mas existe a contaminação cruzada tanto no processo de plantio, no sistema de rotação com outros grãos que contém gluten (cevada, trigo), tanto na moagem, feito muitas vezes em maquinário também usado para moer o trigo. Hoje em dia existem algumas marcas de aveia sem gluten, ou seja, que se preocupam com o cuidado em todo o processo de fabricação e transporte da aveia, para que não haja essa contaminação (se você não tem problema com o gluten, pode simplesmente consumir de qualquer marca).

A combinação ficou bem interessante e rendeu um bolo fofo e úmido. Vamos lá?

Bolo de coco de liquidificador sem gluten e sem lactose

MODO DE FAZER

– Coloque o arroz de molho em água por pelo menos 8 horas (ou de um dia pro outro).

– Pré-aqueça seu forno a 190 graus e unte sua forma com um pouco de óleo.

– Escorra o arroz e bata bem no liquidificador com o iogurte natural e o leite sem lactose (pode usar substituir o leite por mais iogurte natural, se preferir).

– Acrescente o açúcar, os ovos, o óleo, o farelo de aveia e bata novamente.

– Junte o coco ralado e o fermento e bata rapidamente até incorporar. Coloque na forma untada e leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos, ou até ele ficar dourado e passar no teste do palito.

– Deixe esfriar um pouco e desenforme. Salpique um pouco mais de coco ralado por cima para enfeitar.

Bolo de coco de liquidificador sem gluten e sem lactose

 

Print Friendly