Descobri que hoje é comemorado o dia nacional do chef de cozinha. Existem algumas divergências quanto a essa data, mas, pelo que pude pesquisar, dia 13/05 é do dia nacional e o dia 20/10 é do dia mundial do chef de cozinha. Mas você sabe o que é um chef de cozinha?

Chef de cozinha é muito mais que um cozinheiro. Quem se forma em gastronomia na faculdade ou em qualquer curso de formação não é um chef de cozinha pura e simplesmente. A palavra Chef designa especificamente o profissional que alcançou o topo da cadeia hierárquica dentro de uma cozinha profissional. É o responsável por toda a cadeia de produção da cozinha, que vai do auxiliar que lava as louças até o Souschef, que seria o assistente do chef executivo e o segundo na ordem de comando em uma cozinha profissional.

Para ser um chef de cozinha normalmente são necessários anos de experiência prática em restaurantes diversos, além de qualidades essenciais como pró-atividade, organização, disponibilidade de tempo (primeiro a chegar, último a sair), frieza para trabalhar e comandar sob pressão, dentre outras qualidades.

O mundo das celebridades tornou a imagem do chef de cozinha em um popstar, dando a impressão de que é fácil e glamouroso estar ali, mas não se engane: é preciso muito suor dentro de uma cozinha para alcançar esse posto. Sem contar nos salários que também não são nada glamourosos, na dor nas costas e pernas por passar até 12 horas em pé direto, ou na dificuldade em manter relacionamentos já que o chef de cozinha tem que trabalhar nos momentos de lazer de quase todo mundo: finais de semana, noites e feriados.

Por esses motivos, nada mais justo do que parabenizar os Chefs de Cozinha de todo o Brasil, que proporcionam experiências gustativas e sensoriais incríveis e transformam nossas refeições em momentos gostosos e felizes. Parabéns!!

Print Friendly, PDF & Email