Ingredientes

  • 1kg de carne moída
  • 3 batatas inglesas grandes
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 100ml de molho de tomate
  • 1 colher (chá) cominho em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/3 xícara de folhas de manjericão fresco

6 pessoas Pessoas servidas ~ 45 minutos

Pensando nas carnes mais versáteis e que nunca deixo faltar no meu congelador, certamente a carne moída está no top 3 aqui de casa. Acho que é um tipo de prato muito prático e que combina com tudo, desde massas ao clássico arroz com feijão, saladas, legumes, etc. A receita da carne moída perfeita que postei aqui já há muito tempo é uma das mais populares aqui do blog, então por isso resolvi compartilhar com vocês essa outra receita, uma variação do clássico, por assim dizer.

Muita gente pergunta qual o tipo de carne para se fazer carne moída. Não precisa ser uma carne de primeira, pode ser carne de segunda desde que bem limpa, para que não tenha nervos e tenha pouca gordura. Eu gosto muito de usar chã ou patinho, mas acém também funciona.

Gosto de colocar legumes na carne moída. Muitas vezes acrescento cenoura em cubinhos, mas às vezes gosto de colocar batata. Como acho batata um pouquinho sem graça, dou uma caprichada no tempero do prato, e é aí que entra o cominho para fazer a festa!

Experimente esse prato aí na sua casa e veja o sucesso que vai fazer! 😉

Carne moída com batatas

MODO DE FAZER

– Corte a cebola em cubinhos pequenos (tipo brunoise). Coloque numa panela com o óleo e refogue por uns 2 minutos em fogo algo, até a cebola ficar transparente.

– Adicione o alho amassado e refogue por mais alguns segundos. Não deixe o alho dourar demais, do contrário ele fica amargo (dica para qualquer prato!).

– Adicione a carne moída, que deve estar totalmente descongelada. Neste momento você deve refogar a carne longamente, até ela ficar selada e com uma cor bonita. Aqui em casa eu fiz esse processo por uns 15 minutos, até a água que solta da própria carne secar e o fundo da panela ficar seco.

– Enquanto isso você pode aproveitar para cortar os tomates (usei com pele mesmo, mas tirei as sementes) e descascar e cortar as batatas em cubinhos.

– Agora junte os tomates picados, o molho de tomate e a batata. Se estiver muito seco acrescente um pouquinho de água, mas não muito, porque o tomate vai liberar líquido. Diminua o fogo para médio/baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 8 minutos, mexendo de vez em quando.

– Neste ponto suas batatas já devem estar cozidas (mas não desmanchando, para não virar um purê com a carne moída na panela). Acrescente o cominho e acerte o sal. Desligue o fogo e junte as folhas de manjericão picadinhas.

 

 

Print Friendly, PDF & Email