Outro dia recebi uma dica legal de livros de culinária históricos que estão disponíveis de graça para download! Achei muito bacana porque são livros que provavelmente a gente não encontra impressos nas livrarias, já que alguns datam de séculos atrás. Resolvi então compartilhar os links aqui com você! Boa leitura!

01. Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV)

É o livro mais antigo de culinária que se tem registro na nossa língua, cujo autor é desconhecido. Na verdade era um manuscrito, por isso o livro mesmo considerado como primeiro a ser publicado é o item 2 dessa lista. Mas não se assuste, a versão disponibilizada foi adaptada para o português do século XXI 😉

02. Arte de Cozinha (1680)

Considerado o primeiro livro de culinária português que foi publicado, de autoria de Domingos Rodrigues. O livro é muito importante na história da culinária, influenciou grandes chefes no decorrer dos séculos seguintes.

03. O Cozinheiro Imperial (1839)

Primeiro livro de culinária brasileiro, não se conhece o nome do autor. Tem muitas receitas e temperos que não são tipicamente brasileiros, como ingleses e franceses, misturados com os ingredientes daqui.

04. Cozinheiro Nacional (1860s)

Segundo livro brasileiro de culinária, dessa vez com foco nas influências indígenas e africanas, o que o torna bem diferente do primeiro livro. É uma coletânea de receitas sem autor definido.

05. O Doceiro Nacional (1895)

São 1200 receitas (isso mesmo!) de doces, empadas, tortas, biscoitos, bolos, dentre outros. Um verdadeiro compêndio do que se comia nas padarias e bistrôs do final do século XIX no Brasil. Os desenhos e explicações dos  utensílios utilizados nas receitas são bem bacanas.

Print Friendly, PDF & Email