Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como dessalgar bacalhau em casa da forma correta. Eu mesma confesso que não sabia fazer direito porque acabava comprando aquele bacalhau que já vem dessalgado (e custa muuuito mais caro) na seção de congelados do supermercado. Como queria fazer uma receita de bacalhau que não precisava de postas altas, resolvi comprar um bacalhau salgado de qualidade mas não tão caro e fazer o dessalgue (hidratação) em casa para mostrar para vocês como é.

Para começar, existem muitos métodos “rápidos” aí pela internet, mas o método que vai manter a qualidade e o sabor do bacalhau da melhor forma é o método da imersão em água fria, que trabalha com um conceito químico de osmose (equilíbrio) e demora um pouco para ser feito. Por isso o melhor é se planejar para ter algumas horas ou dias de antecedência e terminar com um bacalhau saboroso e hidratado em mãos.

Como vocês podem perceber comparando a foto aí de cima com a daqui de baixo, o bacalhau depois de dessalgado e hidratado fica mais claro e maior, processo natural por causa da absorção de água. Por isso não se espante quando for comprar um bacalhau salgado com o tamanho da posta, ela vai crescer um pouco.

como_dessalgar_bacalhau3

O processo na verdade é bem simples:

– Corte o bacalhau em postas do tamanho que melhor se acomodar à sua receita.

– Lave o bacalhau intensamente, tirando o máximo de sal possível da posta. Esse passo é importante, porque agiliza o processo de dessalgue. Preste especial atenção às partes perto da espinha e pele, que é onde se concentra a maior quantidade de sal.

– Coloque o bacalhau numa tigela/panela com água gelada e gelo (para garantir que está beeem gelada). O ideal é ter bastante água em comparação com as postas, então eu coloquei postas até metade mais ou menos do recipiente e depois cobri com a água gelada.

– Tampe o recipiente e leve para a geladeira. Troque a água pelo menos 2 vezes ao dia, mas se conseguir trocar a cada 6-8 horas é melhor ainda.

como_dessalgar_bacalhau2

Aí vem a dúvida: como saber que o bacalhau já está dessalgado no ponto certo?

Bem, você pode fazer o teste básico de pegar uma pequena lasquinha do bacalhau a cada troca de água e provar. Quando estiver suficiente dessalgado mas não insosso, está pronto. Mas vou passar para vocês um guia para vocês se basearem. As postas da foto em anexo, por exemplo, eu dessalguei por mais ou menos 38 horas (1 dia e meio).

Postas normais: 24 horas
Postas grossas: 40 horas
Postas muito grossas: 48 horas

Agora que você já tem seu bacalhau dessalgado vem a pergunta: como desfiar o bacalhau em lascas? Aí é simples, basta colocar numa panela com água e deixar ferver para cozinhar. Não precisa deixar muito tempo, uns 5 minutos depois de levantar fervura deve ser suficiente. Daí basta escorrer a água e desfiar com as mãos mesmo ou com a ajuda de um garfo.

como_dessalgar_bacalhau4

Espero que tenham gostado e façam deliciosas receitas com seu bacalhau dessalgado e desfiado, até a próxima!! 😉

Print Friendly