Eu amo cozinhar com cogumelos, além de serem deliciosos são fontes ricas de proteínas e fibras alimentares, além de possuírem baixo teor de lipídeos (bom para sua dieta!). Meus preferidos são o shimeji,o shiitake e o champignon, que aparecem em várias receitas bacanas aqui no blog. Mas sei que nem sempre é possível comprar os cogumelos frescos, que são mais difíceis de serem encontrados e normalmente mais caros, por isso hoje resolvi ensinar vocês como hidratar cogumelos secos, chamados de secchis.

Uma coisa importante que vocês precisam aprender é que não devemos nunca lavar os cogumelos frescos em água corrente. Cogumelos são sensíveis e porosos e, se colocados em contato com a água antes de serem cozidos, vão absorver essa água e perder sabor.

Já com a versão seca dos cogumelos a questão é outra, temos que hidratá-los com bastante água. Eles foram previamente desidratados para venda, por isso precisamos devolver a água para eles antes de cozinhá-los (do contrário ficam duros como pedra!). 

Você deve colocar seus cogumelos numa tigela (prefiro de vidro ou cerâmica) e cobri-los com água fervente. Vocês vão perceber que os cogumelos ficam meio que boiando quando fazemos isso, porque ainda não absorveram a água. Tampe a tigela com um papel alumínio ou uma tampa mesmo e espere pelo menos 30 minutos. Depois é só retirar a tampa, tirar os cogumelos do líquido (reserve o líquido, é excelente para risotos) e usar como preferir!

Como hidratar cogumelos secos secchis

 

Tem dias que estou com pressa e deixo 30 minutos, outros dias faço de manhã e só uso à tarde, ou às vezes coloco os cogumelos hidratados com o próprio líquido da hidratação num pote e guardo na geladeira para usar nos dias seguintes. Esses da foto usei metade no mesmo dia e a outra metade deixei na geladeira e usei dois dias depois. Estavam ótimos!

Alías, esses cogumelos aí da foto são shiitakes secchis comprados numa loja de produtos asiáticos. Tenho sempre em casa e são excelentes para risotos, massas, quiches, ou até mesmo para serem feitos na manteiga com shoyu, um clássico que fica delicioso como acompanhamento de praticamente tudo!

Como hidratar cogumelos secos secchis

Se quiser aprender algumas receitas legais com cogumelos, seguem as dicas!

risotofunghi_1                         bruschetasfunghisecchi_1                     bifumshimejimignon
Risoto ao funghi                 Bruschettas de funghi secchi    Bifum com shimeji e mignon

massashitakeshimejinira1                                       penneintegral_shimeji                                     risotoquinoa_1

Massa com cogumelos e nirá     Penne integral com shimeji  Risoto de quinoa com funghi

Print Friendly