Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral
  • 3 xícaras de água
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 folha de louro
  • Sal à gosto

5 pessoas Pessoas servidas ~ 40 minutos

Bom dia! Nesta segunda-feira pós carnaval muita gente tenta por em prática aquela promessa do final de ano de fazer uma dieta ou reeducação alimentar (também estou nesse grupo!). Uma das melhores maneiras de começarmos isso é passando a consumir mais produtos integrais e não processados, como o arroz integral.

Mas sei que tem bastante gente por aí em dúvida sobre como fazer arroz integral, que na verdade é super simples. Basta seguir as quantidades e dicas apresentadas aqui que não tem erro! Eu aprendi lá na Le Cordon Bleu a colocar uma folha de louro durante o cozimento do arroz, que dá um sabor e aroma bem especial, mas vocês podem fazer sem o louro se não gostarem muito desse tempero.

Eu, particularmente, não tenho nenhuma dificuldade de colocar o arroz integral na minha alimentação, pois acho que é muito mais gostoso que o arroz branco (que acho meio assim sem graça). Gosto muito da textura um pouco mais rígida do arroz integral, e o bacana de consumir esse tipo de alimento é que sacia a fome muito mais rápido e por muito mais tempo! Uma delícia para nossa dieta, não é mesmo? 😉

Então bora pra cozinha aprender essa receita que é super fácil e deliciosa!

Como fazer arroz integral

MODO DE FAZER

– Descasque e amasse o alho. Refogue numa panela com o óleo até ficar levemente douradinho, não deixe dourar demais porque quando isso acontece o alho amarga a comida.

– Adicione o arroz e refogue o arroz, mexendo sempre, por uns três minutos.

– Junte a água fervendo, o louro e acerte o sal. Misture tudo, diminua o fogo para o mínimo e deixe a panela semi-tampada até a água secar.

– Quando a água secar é só tampar a panela, desligar o fogo e deixar tampado por mais 15 minutos. O vapor do próprio arroz vai terminar de cozinhá-lo. Agora é só servir seu arroz integral macio e soltinho 😉

Print Friendly, PDF & Email