Ingredientes

  • 500ml de leite integral
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 6 gemas de ovo
  • 150g de açúcar
  • 3 favas de baunilha

4-6 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos + tempo de geladeira

E aí, todos empolgados para o carnaval? Confesso que este ano não estou com um espírito muito carnavalesco e acho que vou aproveitar os dias de folga para descansar em casa e tocar alguns projetos novos aqui do blog. Mas o fato de não querer correr atrás dos trios e blocos não significa que não quero comidas gostosas, por isso decidi já começar essa semana cheia de calor (humano e solar!) com uma receita deliciosa de sorvete de baunilha caseiro!

O que mais gosto dessa receita – esperei quase um ano pesquisando várias receitas de sorvete de baunilha,   pois comprei várias favas de baunilha na Ilha de Taha`a na Polinésia Francesa na minha lua de mel – é que ela é super simples e só leva ingredientes realmente caseiros, sem aqueles estabilizantes ou qualquer outro tipo de ingrediente químico que é comum usarem nas receitas de sorvetes a base de leite. Com poucos ingredientes e pouco trabalho você consegue fazer   o melhor sorvete de baunilha do mundo! Amarelinho, super cremoso e cheio desses pontinhos pretos lindos que denunciam logo a presença de baunilha natural, que confere um gosto e aroma todo especial. Então bora preparar esse    sorvete de baunilha delicioso para ter um carnaval ainda mais gostoso e fresquinho? 😉

sorvetedebaunilha_2

MODO DE FAZER

– Vamos começar preparando o creme Anglaise, base do nosso sorvete de baunilha. Numa panela coloque o leite e o creme de leite fresco para aquecer em fogo médio. Não precisa levantar fervura, só uma fervura bem baixinha daquelas bolhas pequenas já é o suficiente.

– Abra a fava de baunilha longitudinalmente e raspe o recheio dela. Adicione à panela de leite no fogo.

– Coloque as gemas de ovo e o açúcar para bater até formar um creme claro e fofo em que o açúcar já esteja totalmente dissolvido (pode ser na batedeira ou à mão).

– Junte um terço da mistura de leite quente ao creme de gemas e açúcar e misture bem (não junte tudo de uma vez, como o leite está quente pode acabar cozinhando as ao s gemas). Pegue essa mistura temperada e misture na panela com o restante do leite baunilhado quente).

– Volte a panela para o fogo baixo e mexa continuamente em 8 para cozinhar. A espuma com o tempo vai ceder e desaparecer e o creme ficará mais grosso. Cozinhe até que o líquido atinja a textura à la nappe, que é quando cobre o fundo de uma colher e, ao fazer um risco com o dedo, o líquido não volta a cobrir o risco. Se preferir usar um termômetro a temperatura correta é entre 78 e 82 graus.

Textura a la nappe do creme anglaise

– Retire a panela do fogo e passe o líquido por uma peneira fina. Coloque numa tigela limpa sobre outra tigela com gelo para resfriar rapidamente. Leve à geladeira até ficar bem gelado, para facilitar o processo da sorveteira e também para que o sabor da baunilha fique mais acentuado (pode deixar de um dia pro outro).

– Retire o creme da geladeira, coloque na sua sorveteira e siga o processo que a sorveteira indica no manual. Caso não tenha uma sorveteira pode colocar num pode na geladeira e tirar nas primeiras duas horas para bater e deixar ficar mais cremoso, retornando para a geladeira.

DICAS: como é um sorvete de baunilha caseiro sem nenhum estabilizante ele fica bem durinho quando levado ao congelador depois de pronto. Por isso consuma logo que sair da sorveteira ou deixe uns minutos fora do congelador sempre antes de consumir.

Print Friendly, PDF & Email