Hoje vim contar para vocês como foi minha experiência no primeiro dia na Le Cordon Bleu Paris (que foi hoje mesmo). Como contei para vocês , vim para Paris fazer o curso de Cuisine da Le Cordon Bleu, um sonho de muitos anos que finalmente está se concretizando! Depois de um longo dia na escola e fora dela (marcando equipamentos, fazendo bainha nas calças, passando todo o uniforme, etc), sentei para dividir com vocês um pouco dessa experiência inicial. Espero que gostem!

O primeiro dia não é um dia de aula normal, mas sim uma apresentação da escola, regras, agenda e entrega de uniformes e materiais. Cheguei lá às 9hs da manhã (as aulas nos dias normais são das 8h30 às 21h30, de segunda à sábado), e fomos todos direcionados para uma das salas de aulas teóricas para uma apresentação dos principais chefs, diretores, regras e agenda das próximas semanas. A sala é essa aqui:

Sala de aula na Le Cordon Bleu Paris Sala de aula na Le Cordon Bleu Paris Sala de aula na Le Cordon Bleu Paris

Notem que no meio da sala tem uma tela que nos dias de aula normal não fica ali. Eles passaram uma apresentação projetada nessa tela só para essa aula inaugural.

Depois disso separaram os alunos em alguns grupos e fizeram um tour na escola, mostrando todas as salas. Para quem não conhece, o esquema de aulas na Le Cordon Bleu é assim (tanto para cuisine quanto para patisserie): você tem uma aula demonstrativa numa sala como essa que eu mostrei acima, onde todos ficam sentados e o chef demonstra todas as técnicas que estão sendo passadas naquela aula e a receita em si. Os alunos ficam sentados e tomam nota de tudo. No final há uma degustação do prato. Depois tem uma aula prática nas cozinhas em que os grupos vão reproduzir exatamente (ou deveria ser exatamente hehe) a receita que o chef fez, com todas as técnicas ensinadas. Nesse momento os chefs em sala de aula tiram eventuais dúvidas. Depois você apresenta o resultado do seu trabalho e recebe uma nota.

Bem, seguindo a descrição do primeiro dia, depois do tour pelas principais salas eles nos levaram para um jardim de inverno que tem no meio da escola (abaixo), para nos dar algumas outras orientações e nos entregar os materiais e uniformes.

Le Cordon Bleu Paris

É muita coisa que eles entregam neste momento. Você também recebe um locker onde pode deixar tudo guardado (não é aconselhável ficar levando para casa, salvo para lavar, etc). São três jaquetas, três aventais, duas calças, dois chapéus, dois lenços, dois livros, uma maleta incrível da Wüsthof com 48 utensílios diversos (facas, fouet, termômetro, pinças, entre outros), balança digital, escala, etc. Enfim, eu trouxe para casa algumas coisas (jaqueta, calça, avental e mala de utensílios) para fotografar para vocês, mas o restante eu vou mostrando durante os próximos dias.

Lockers na Le Cordon Bleu Paris

Uniforme da Le Cordon Bleu Paris Uniforme da Le Cordon Bleu Paris

Depois disso experimentamos os uniformes, fazemos as trocas necessárias e fomos liberados para casa (isso era mais ou menos 14h). Amanhã as aulas começam no ritmo normal (leia-se frenético) da agenda intensiva das próximas semanas. Prometo tentar voltar o quanto antes para mostrar mais fotos e contar as novidades!!

Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris

Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris Kit Wühsthof da Le Cordon Bleu Paris Livros da Le Cordon Bleu Paris

Print Friendly, PDF & Email