Ingredientes

  • 250g de linguiça calabresa
  • 2 cenouras
  • 1 abobrinha
  • 2 batatas baroa
  • 200g de tomate cereja
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 cebola roxa
  • 80ml de azeite
  • 2 pimentas chipotle
  • Tomilho fresco e sal marinho

4 pessoas Pessoas servidas ~ 50 minutos

Chef Bill Granger

Eu adoro assistir programas de culinária na televisão, e aposto que muitos de vocês também! Já há muito tempo assisto os já clássicos programas que passam no GNT do Jamie Oliver, Claude Troisgros, Nigella Lawson, Lorraine Pascale, dentre outros. Mas há uns dois meses atrás descobri que o canal da BBC Brasil está com programas interessantes e já ganhei um novo amor: o programa Bill’s Kitchen Notting Hill. Ele é apresentado pelo Bill Granger, chef de cozinha australiano que se mudou com sua família para Notting Hill na Inglaterra e estrela o show com muitas receitas práticas para o dia a dia. Acho a fotografia da série linda, com várias tomadas externas das famosas feiras de Notting Hill e da arquitetura mega charmosa do bairro. O jeito despojado elegante do chef, sem ser forçado, é encantador, assim como suas receitas!

Nova semana começando e, como sempre, buscamos receitas práticas e saudáveis para começar com o pé direito, certo? Por isso resolvi trazer para vocês esses legumes assados com linguiça calabresa que é super gostoso, nutritivo e fácil! Além de tudo acho que fica muito lindo com todas essas cores 😉 A ideia veio de um prato muito parecido com esse que vi sendo feito no programa do Bill, que só adaptei para os legumes que eu tinha em casa. Você pode fazer esse prato com os legumes que mais gostar e preferir. Eu usei cenoura, abobrinha, batata baroa (mandioquinha), pimentão amarelo, cebola roxa e tomates.

Então bora fazer essa delícia que fica pronto rapidinho e você pode fazer ainda hoje!

Receita prática de legumes assados com linguiça calabresa

MODO DE FAZER

– Você pode optar por pré-cozinhar os legumes no vapor ou na água. No vapor é mais interessante porque dilui menos o sabor dos alimentos e suas vitaminas, então vou passar a receita dessa forma, mas você pode fazer como for mais fácil para você.

– Descasque a cenoura e corte em rodelas de mais ou menos 0,5 cm. Coloque as rodelas numa travessa de vidro, cubra com plástico filme, faça um furinho no plástico com a ponta da faca e leve ao microondas por 6 minutos em potência alta.

– Enquanto isso corte a linguiça calabresa também em rodelas e leve ao fogo numa panela com água para aferventar. Eu gosto de fazer isso para tirar um pouco da gordura (a não ser que seja uma boa linguiça artesanal, o que confesso não era o caso). Esse passo fica opcional.

– Descasque a batata baroa (mandioquinha) e corte em rodelas. Nessa altura a cenoura já terminou no microondas, retire de lá, jogue as rodelas pré-cozidas na travessa, coloque as rodelas de batata baroa, cubra com o plástico filme, faça o furinho e volte ao microondas para cozinhar por 6 minutos em potência alta.

– Corte a cebolas em lascas de 1/4 (corte ao meio, depois ao meio novamente – em cruz, depois corte as rodelas). Corte também os pimentões amarelos em tamanho médio (do tamanho que você preferir. Leve a cebola e o pimentão amarelo numa frigideira ao fogo médio com o azeite e a pimenta chipotle cortada pequenininha e deixe refogar por uns 3 minutos. Desligue e reserve.

– Corte a abobrinha em rodelas, leve ao microondas para cozinhar como fizemos com a cenoura e a batata baroa, mas dessa vez por 4 minutos somente. Enquanto isso corte os tomates cerejas ao meio e reserve.

– Misture todos os legumes pré cozidos, os tomates cerejas cortados e a linguiça na travessa. Regue com a mistura de cebola, pimentão e azeite, salpique o sal marinho e o tomilho fresco e leve ao formo pré-aquecido a 210 graus por 20 a 30 minutos. Sirva em seguida!

Receita prática e deliciosa de Legumes Assados com Linguiça Calabresa

Print Friendly