8 pessoas Pessoas servidas ~ 2 horas

Final de semana está chegando e logo vamos pensando em comidas gostosas, não é mesmo? Mas para quem tem restrição ao gluten ou à lactose isso pode ser um problema! Só que com essa receita de lasanha à bolonhesa com molho branco e espinafre sem gluten e sem lactose os problemas acabaram! 😉

Lasanha sem gluten de mandioca Chico Geraes  Outro dia estava andando na rua e encontrei para vender numa lojinha essa massa de lasanha sem gluten feita de mandioca da Chico Geraes. Como eu adoro tudo que é feito de farinha de mandioca, logo comprei para experimentar. Ficou um tempão na minha despensa até que um dia estava super à fim de comer uma massa gostosa, daquelas com cara de cantina italiana, sabe? Foi aí que vi na despensa esse pacote e 1 litro de leite sem lactose. Bingo! Resolvi arriscar e colocar a mão na massa!

O pacote vem com 500g rende bastante, fez essa lasanha aí da foto abaixo toda (travessa grande e funda) e ainda sobrou um pouco. Rende fácil para uma lasanha para 8 pessoas muito bem servida. E podem ficar tranquilos que essa receita agrada a todos os gostos, aqui em casa servi para meu marido e 3 adolescentes e todos comeram de repetir o prato!

Receita de lasanha a bolonhesa com molho branco de espinafre sem gluten e sem lactose

MODO DE FAZER – MOLHO BOLONHESA

– Fiz exatamente a mesma Receita da Carne Moída Perfeita que postei aqui já há bastante tempo e é uma das receitas mais acessadas aqui no blog. Sempre tenho ela pronta no congelador porque faço logo de montão (uns 2 quilos) e cozinho em potes para usar nessas ocasiões. Depois eu só acrescentei mais molho de tomate (que eu já tinha pronto caseiro, mas pode usar outro de sua preferência) até ter a quantidade de molho necessária para a lasanha. Vai lá na receita e pega o passo-a-passo que não tem erro. Aproveita e já incorpora para a vida porque essa carne moída é muito boa e serve para vários pratos! 😉

MODO DE FAZER – MOLHO BRANCO COM ESPINAFRE SEM LACTOSE

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 maço (cheio) de espinafre, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de creme vegetal sem lactose (Becel ou outras), 1 dente de alho amassado, 1 litro de leite sem lactose (escolha a marca de sua preferência), 2 colheres de sopa de amido de milho, 1/2 colher de chá de noz moscada em pó e sal à gosto.

– Retire todas as folhas do espinafre dos talos e lave bem. Numa panela coloque o azeite, o alho amassado e as folhas de espinafre (que vão murchar muito) em fogo baixo e com a panela tampada. Depois de 2 minutos abra a tampa – o espinafre já terá murchado bastante – e comece a mexer para refogá-lo. Quando estiver murchinho e refogado retire do forno, coloque numa tábua e pique com uma faca. Reserve.

– Volte a panela para o fogo médio com o creme vegetal (pode usar manteiga clarificada Ghee também, que não tem lactose) e o amido de milho. Aqui aconselho usar um fouet (aramado) ou uma colher de pau. Dissolva o amido de milho na gordura e vá acrescentando o leite, mexendo sempre para não empelotar. No início pode parecer que não vai dar certo, mas não desista que logo logo tudo ficará homogêneo. Acrescente +/- 700ml do leite e deixe o creme cozinhar um pouco. Se achar que está muito grosso vá acrescentando mais leite até estar no ponto desejado. Retire do fogo, junte o espinafre e a noz moscada, acerte o sal e reserve.

MODO DE FAZER – MASSA

– Na verdade aqui não tem muito segredo. Eu, particularmente, sempre gosto de dar uma fervura nas massas, mesmo quando diz na embalagem que não é preciso fazer o pré-cozimento. Eu não gosto de fazer molhos e cremes muito aguados porque para mim eles diluem o sabor, e para usar a massa sem pré-cozinhar é necessário ter uma certa quantidade de líquido. Então por isso eu prefiro pré-cozinhar antes e colocar o molho depois na consistência que gosto.

– Aqui no caso eu pré-cozinhei a massa em água fervente por uns 3 minutos. Depois eu retirei delicadamente cada uma das massas e coloquei num pratinho, uma ao lado da outra. Não coloque uma em cima da outra porque vai grudar! Acho que fiz o procedimento numas 5 etapas diferentes para cozinhar o pacote todo.

MODO DE FAZER – MONTAGEM

Além do molho bolonhesa, do molho branco com espinafre sem lactose e da massa cozida, você também vai precisar de: 200g de presunto fatiado, 100g de muçarela sem lactose (ou qualquer outro queijo sem lactose de sua preferência) e orégano.

– Antes de começar a montar já ligue seu forno para pré-aquecer a 210 graus.

– Comece cobrindo o fundo da travessa com o molho à bolonhesa. Em seguida cubra com uma camada da massa pré-cozida. Coloque uma camada de presunto, depois uma camada do molho branco com espinafre. Mais uma camada de massa, depois começa de novo com a carne moída. Repita todas as camadas nessa ordem. Na última camada de molho branco (fiz 2 camadas de cada), finalize com o queijo muçarela e o orégano.

– Leve a lasanha montada para o forno pré-aquecido e deixe assar por uns 40 minutos. Retire do forno e sirva imediatamente!

Receita de lasanha a bolonhesa com molho branco de espinafre sem gluten e sem lactose

Receita de lasanha a bolonhesa com molho branco de espinafre sem gluten e sem lactose

Print Friendly