Ingredientes

  • 2 abobrinhas pequenas
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100ml de requeijão
  • 150ml de caldo de legumes
  • 1/2 colher (chá) de noz moscada em pó

2 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos

Quando pensamos em comer macarrão em geral já pensamos em pé na jaca, comida que não tem valor nutricional nenhum. Mas dá para fazer umas receitas bem gostosinhas de molhos que dão um levante naquele seu macarrão sem precisar de muito esforço. Esse molho preparei com abobrinha, um dos meus legumes favoritos, e ficou muito gostoso! O legal é que fica pronto super rápido e serve para acompanhar qualquer tipo de massa, seja simples ou recheada (eu fiz com um sorrentino recheado com ricota e castanha do pará).

Essa também é uma versão diferente daqueles já batidos molhos ao sugo ou quatro queijos para servir para vegetarianos, por exemplo. Eu fiz para minha segunda sem carne na semana passada. 😉

Molho vegetariano para massas com abobrinha e requeijão

MODO DE FAZER

– Coloque uma panela com água para ferver (para cozinhar o macarrão).

– Enquanto isso, pegue sua abobrinha, tire 4 fatias de +/- 1 cm de largura, uma em cada lado da abobrinha, de forma que no final você terá as fatias grossas com a casca e um miolo descascado. O miolo você pode guardar num pote na geladeira e usar numa sopa ou caldo de legumes, a parte que vai usar aqui são as lâminas com a casca, que são verdinhas e cheias de valor nutricional.

– Corte essas lâminas de abobrinha em brunoise (cubinhos) e reserve. Corte também a cebola roxa em brunoise e amasse os dois dentes de alho.

– Leve a cebola com a manteiga e o azeite numa outra panela para o fogo alto. Quando estiver transparente acrescente o alho e a abobrinha. Misture bem e diminua para fogo médio.

– Acrescente o caldo de legumes aos poucos, para ir cozinhando a abobrinha no caldo. Quando o caldo secar, acrescente mais um pouco (umas três colheres de sopa por  vez). Repita o processo até a abobrinha estar cozida, mas não muito mole.

– Acrescente o requeijão, a noz moscada e um pouco da água do cozimento do macarrão, para a consistência do molho não ficar muito grossa. Junte o macarrão cozido e sirva em seguida.

Print Friendly, PDF & Email