Ingredientes

  • 100g de talharim de batata-doce
  • 100g de cenoura
  • 150g de filé mignon
  • 1/2 cebola
  • 1 tomate pequeno
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de shoyo
  • 1 colher (chá) curry em pó
  • 1 maço pequeno de rúcula

2 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos

Quando estive em São Paulo da penúltima vez (felizmente tenho ido com uma certa frequência a sampa esse ano, adoro!) fui com o marido dar uma voltinha lá no bairro da Liberdade e aproveitei para comprar uns ingredientes diferentes naquelas lojas de insumos japoneses/chineses/coreanos. Quando vi esse macarrão de batata-doce não tive dúvida e foi para a bolsa! Ele é bom gostoso, tem uma textura bacana e fica lindo nos pratos, com esse visual meio translúcido. Para quem não pode ou não quer consumir gluten é uma excelente opção. Além disso rende para caramba, com esse pacote já fiz uns 3 pratos diferentes para 2 pessoas e ainda não usei o pacote todo!

Stir-fry de talharim de batata-doce, filé mignon, cenoura e rúcula

Stir Fry é uma técnica chinesa de culinária na qual os ingredientes são fritos em uma quantidade pequena de óleo bem quente em uma frigideira tipo Wok. Essa forma rápida de cozinhar os alimentos em temperatura muito alta sela e mantém o sabor dos ingredientes, preservando sua cor e textura. É bacana para manter todos os legumes com as cores bem vivas! Mas você não precisa ter uma Wok em casa, pode fazer numa frigideira funda que já fica bacana. Só não aconselho usar panelas muito fundas, a ideia da Wok é que ela evapora rápido os líquidos, o que é um dos passos essenciais da receita do Stir Fry, já que se juntar muito líquido deixa de ser uma “fritura” e vira um “refogado”.

Essa receita surgiu dos ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa, ficou uma delícia e é super fácil de fazer. Se você não tiver ou não gostar de algum dos ingredientes, não se acanhe! Substitua por outro que goste mais e seja feliz! O bacana desse tipo de prato é sua versatilidade, além da rapidez. Porque nesses dias corridos a praticidade é um item essencial da cozinha, não é mesmo?

Então bora preparar essa delícia chinesa na sua casa você também!

stirfrymignonrucula_3

MODO DE FAZER

– Coloque duas panelas com água para ferver.

– Enquanto aguarda, aproveite para cortar o filé mignon em cubos pequenos, a cebola em cubinhos (brunoise), descascar e cortar a cenoura em palitos. Reserve.

– Coloque o óleo de coco na wok no fogo alto e deixe aquecer por 1 minuto. Nessa altura sua água já deve estar fervendo, aproveite para colocar a cenoura já cortada em palitos para cozinhar em uma delas.

– Coloque a cebola em cubinhos na wok com o óleo já aquecido. Mexa por mais ou menos 1 minuto. Junte o filé mignon cortado em cubos e mexa tudo.

– Nessa altura coloque o macarrão para cozinhar na outra panela com água fervente.

– Vá mexendo a carne na wok até ela ficar dourada, por uns 2-3 minutos. Junte o molho shoyo e o curry.

– A cenoura deverá estar cozida no ponto al dente. Escorra e junte à carne. Misture e desligue o fogo.

– Escorra o macarrão já cozido e junte ao refogado na wok. Misture tudo bem, prove o sal. Acrescente a rúcula fresca e lavada no momento de servir.

stirfrymignonrucula_2

Print Friendly, PDF & Email