Ingredientes

  • 3 cenouras
  • 1 1/2 xícara de abóbora
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de requeijão
  • 800ml de caldo de legumes
  • 1 colher (chá) de curry em pó
  • Cebolinha verde para servir

2 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos

Não é novidade para ninguém que essa “vida moderna” parece afastar cada vez mais as pessoas da cozinha e do que chamo de comida de verdade, aqueles ingredientes simples que a natureza disponibiliza e que verdadeiramente alimentam corpo e alma. Congelados, sopas desidratadas, macarrão instantâneo e, para os que não querem sujar nem um prato, os disque-entregas são a verdadeira coqueluxe de quase todo mundo que trabalha fora e não tem a cozinha como uma das suas prioridades, principalmente depois de um longo dia de trabalho.

Eu não estou aqui para julgar ninguém, até porque não posso: casa de ferreiro, espeto de pau. Ou seria casa de cozinheira, talher de plástico? Fato é que eu mesma me rendi e rendo várias vezes por preguiça, falta de tempo ou simplesmente falta de saco depois de um dia de 12-14 horas fora de casa enfiada no escritório, imersa em milhares de e-mails, duas telas de computador e muitos petiscos integrais e “saudáveis” durante o dia, que amenizam a fome e a culpa. É verdade que esses escapes têm sido cada vez mais raros e concentrados nos pedidos de comidas para entrega, que quase sempre se resumem a um risoto ou carne – congelados e sopas desidratadas não fazem parte da minha vida já há muitos anos, e foram tarde! -, mas é difícil de resistir à tentação quando chego em casa me arrastando às onze da noite.

Mas a bem da verdade, e em defesa da comidinha caseira que agrega tanto à saúde e ao bolso, dá para fazer verdadeiras maravilhas em casa com poucos ingredientes e pouco tempo. Certamente a recompesa do esforço empreendido é imediata! Esse creme de cenoura com abóbora e curry fiz em, no máximo, 15 minutos, dos quais só tive trabalho mesmo em 5, os outros 10 minutos foi só para aguardar os legumes cozinharem. E ficou um creme gostoso, aveludado, cheiroso e com essa cor linda! Marido comeu de raspar a panela ;- )

cremecenouraabbora_1

MODO DE FAZER

– Corte a cenoura em rodelas ou cubos (não se preocupe com uniformidade), com casca e tudo. Corte a abóbora, sem casca, também em pedaços médios. Reserve.

– Numa panela, leve o alho amassado com o azeite. Quando começar a dourar (não deixe queimar para não ficar amargo), acrescente os legumes picados. Misture tudo, adicione o curry em pó, o caldo de legumes, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até os legumes ficarem bem macios, por +/- 10 minutos.

– Bata o caldo com um mixer de mão na própria panela ou no liquididificador até ficar um creme homogêneo. Acrescente mais caldo ou água caso esteja muito grosso pro seu paladar. Acrescente o requeijão e misture bem até incorporar e tornar o creme aveludado. Acerte o sal, salpique a cebolinha picada em cima e sirva em seguida.

cremecenouraabbora_3

Print Friendly