Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de couve-flor (só as florzinhas)
  • 1 ovo
  • 3/4 de xícara de muçarela ralada
  • 1 dente de alho pequeno amassado
  • 1/2 colher (chá) de noz moscada

4 pessoas Pessoas servidas

Sexta-feira é dia de pizza! Mas como eu já contei para vocês, desde o início do ano descobri uma intolerância ao trigo (mas não ao gluten, olha só que coisa!) e estou já há vários meses restringindo ao máximo o consumo do trigo na minha alimentação. Já estou reintroduzindo aos poucos, em refeições especiais ou quando tem alguma coisa que eu queira muuuito comer, mas mesmo assim é muito pouco. Imaginem então há quanto tempo não comia uma pizza e como estava morrendo de vontade de fazer uma!

Sei que existem várias receitas sem farinha de trigo pela internet, mas fiquei bastante interessada quando vi várias pessoas fazendo suas versões dessa pizza feita com massa de couve-flor. Eu sei, parece que não vai ficar muito bom, mas garanto que o sabor da couve-flor é suave, sobressaindo muito mais o do queijo e do molho que você usar. Vi várias receitas bem diferentes na internet e resolvi experimentar a da Adriana do Casa, Coisas e Sabores, porque as outras que vi tinham uma quantidade de queijo ainda maior, o que eu não curti muito.

Já aviso que a receita é sem gluten e lowcarb (baixo carboidrato), mas tem bastante gordura por causa da quantidade de queijo. O queijo é essencial justamente para dar a liga na massa. Pretendo fazer a receita de novo diminuindo mais um pouco a quantidade de queijo na massa (ao invés da proporção 1 para 2 vou tentar 1 para 3) e trocando por muçarela light, para tentar diminuir a quantidade de gordura. Também quero fazer com muçarela de búfala na cobertura, para dar um toque diferente e deixar o gosto da cobertura bem diferente do da massa. Para quem gosta de queijo essa pizza é perfeita! 

Posso dizer que todos aqui em casa comeram, do marido aos adolescentes, e não sobrou nem um pedacinho 😉

Pizza sem gluten e lowcarb com massa de couve-flor para uma sexta-feira mais feliz

MODO DE FAZER

– Para essa receita você vai usar somente a parte das flores branquinhas da couve-flor. Guarde o restante da couve-flor para outras receitas (eu usei para fazer um creme de couve-flor alguns dias depois, você pode usar na base de um caldo de legumes, empanar e fritar, etc).

– Ligue o forno para pré-aquecer a 200 graus.

– Pique as florzinhas da couve-flor bem pequenininhas ou triture rapidamente num processador até parecer uma farofa fina (não é para fazer uma pasta). Coloque numa tigela de vidro, cubra com plástico filme, faça um furo com uma faca no plástico filme para o vapor sair e leve ao microondas para cozinhar. O tempo varia com a potência do seu microondas, no meu demorou 8 minutos (vá testando de 2 em 2 minutos).

– Rale a muçarela fininha e junte à farofa de couve-flor cozida. Coloque o dente de alho amassado, a noz moscada e o ovo. Misture tudo bem, até formar uma bola de massa. Não precisa colocar sal porque a muçarela já é salgada.

– Pegue uma forma antiaderente ou uma forma comum e abra a massa com a mão no fundo da forma, até cobri-la por inteiro. Não precisa untar porque a gordura que existe na muçarela faz esse serviço. Leve ao forno para pré-assar por 15 minutos.

– Retire do forno, cubra com o recheio de sua preferência (eu fiz um molho de tomate rústico pedaçudo com cebola, tomates, manjericão e azeite, cobri com mais muçarela e usei um salame italiano fininho) e volte ao forno por mais 10 minutos. Retire e sirva sua pizza lowcarb e sem gluten de couve-flor em seguida! 😉

Pizza sem gluten e lowcarb com massa de couve-flor para uma sexta-feira mais feliz

Print Friendly, PDF & Email