Ingredientes

  • 1 peça de filé mignon suíno de +/- 1,2kg
  • 700g de batata baroa
  • 2 colheres (sopa) de mostarda dijon
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 80ml de cachaça
  • 160ml de caldo de carne
  • 1 pimenta chipotle em conserva
  • 2 dentes de alho
  • 1/3 maço de coentro

6 pessoas Pessoas servidas ~ 35 minutos

Muita gente tem preconceito quando se fala em comer carne de porco, mas sabia que alguns cortes suínos estão entre as carnes mais saudáveis que existem para o consumo humano? A grande dica é cozinhar bem a carne para que ela não tenha partes cruas ao ser consumida, que é onde mora o risco real de consumo da carne suína (e de quase todas as carnes, salvo a gente saiba realmente qual a sua procedência e os cuidados que foram tomados na sua manutenção até o momento de ser servida).

Filé mignon suíno para mim é uma das carnes mais gostosas, fáceis e versáteis. Sempre tem no meu congelador! Fica muito bem com vários tipos de acompanhamento e é sempre macia e saborosa. Sempre aviso para todo mundo que essa é uma carne rosada por natureza e seu tom rosado não significa que está crua, então não tentem fritar, assar ou cozinhar o filé mignon suíno até ele não ficar mais rosado, isso vai significar uma carne dura, ressecada e sem gosto! Aquele tom dourado de carne selada/assada é o tom ideal.

Esse molho ficou simplesmente delicioso, com sabor bem marcante. Usei a pimenta chipotle em conserva que é uma das favoritas lá em casa, já que confere um sabor defumado ao prato que fica irresistível. Se você não gosta de defumado pode alterar pela pimenta dedo de moça e, se você não é fã de sabores apimentados, pode suprimir a pimenta da receita que também vai ficar muito bom. Agora mãos à obra! 😉

Filé mignon suíno com batata-baroa (mandioquinha) no molho de mostarda e chipotle

MODO DE FAZER

– Descasque a batata baroa (mandioquinha) e corte em pedaços de tamanho médio. Coloque na água fervente para cozinhar, mas não deixe ficar muito macio, o ideal é ficar pré-cozido, al dente. Escorra e reserve.

– Corte o filé mignon suíno em bifes de aproximadamente 1,5cm de espessura. Numa frigideira antiaderente bem quente vá selando os bifinhos, para que fiquem dourados de ambos os lados.

– Ligue o forno para pré-aquecer a 210ºC.

– Pegue todos os outros ingredientes e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo.

– Numa travessa coloque os bifes selados do filé mignon suíno e a batata baroa semi-cozida. Despeje o molho por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.

– Retire o papel alumínio e volto ao forno pré-aquecido por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

filesuinobaroa_2

Print Friendly