Ingredientes

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada
  • 4 colheres (sopa) de farinha sem gluten
  • 4 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (usei cristal orgânico)
  • 4 colheres (sopa) de leite (usei sem lactose)
  • ½ colher (sobremesa) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal

6 waffles grandes Pessoas servidas ~ 5 minutos + tempo na máquina de waffle

Quando postei a foto desse waffle sem gluten e sem lactose no instagram do Temperaria (se você ainda não segue corre lá: @temperaria) muita gente entrou em contato pedindo a receita. Waffle é bom demais, sem gluten e sem lactose e só com gordura do bem, quer mais alguma coisa?

No dia seguinte tive que fazer a receita de novo para meus vizinhos queridos que adoraram a ideia e pediram para fazer um café da manhã coletivo de domingo (adoro!). Foi sucesso total! E é tão fácil de fazer que realmente não tem motivo para não fazer para a família, os vizinhos, os amigos, cachorro, periquito e papagaio! 😛

Waffles caseiros sem gluten e sem lactose Sobre as substituições e adições:

– Quanto à farinha sem gluten, usei uma que já vende pronta em lojas de produtos naturais. Você pode substituir por metade da quantidade de farinha de arroz e metade de amido de milho.

– Se você não tem problema com lactose pode usar leite comum de vaca mesmo. Eu ainda não me adaptei à realidade dos leites vegetais, odeio leite de soja e não fiz ainda leite de amêndoas ou variantes. Uso mesmo um leite de vaca sem lactose. Aliás, fica a dica: a maioria dos leites sem lactose que são vendidos nos supermercados possuem lactose, só que em quantidade reduzida (caso da Parmalat, Ninho, Elegê, dentre outros). 100% sem lactose por enquanto só encontrei de uma marca chamada Piracanjuba, que é realmente muito bom .Tenho usado para tudo que preciso de leite e super recomendo (não é jabá!).

– O óleo de coco pode ser substituído por outro que não tenha sabor muito ativo, como óleo de canola, por exemplo. Eu acho o óleo de coco bem mais gostoso e saudável, mas fica a critério de cada um.

– Se quiser fazer uma versão de chocolate acrescente 1 colher de sopa de cacau em pó (não use achocolatado, tem gluten e muito açúcar).

– Também fica bom colocar um pouco de canela em pó na massa.

– Se a massa ficar muito grossa acrescente um pouco mais de leite. Se ficar muito líquida acrescente mais um pouco de farinha de linhaça e farinha sem gluten (meio a meio sempre).

Mas enfim, vamos parar de papo e passar para a receita dos waffles tudo de bom na vida!

Waffles caseiros sem gluten e sem lactose

MODO DE FAZER

– Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata tudo até formar um líquido homogêneo. Deixe descansar por 5 minutos.

– Pré-aqueça sua máquina de waffle. Pincele uma gotinha de óleo de coco (ou qualquer outro de preferência que não tenha gosto forte, não recomendo azeite).

– Coloque uma quantidade de massa na máquina de waffle suficiente para um waffle inteiro. Feche, aguarde assar (de acordo com as instruções do fabricante da sua máquina), retire e está pronto!

– Use a cobertura que preferir. Nesse caso coloquei um requeijão sem lactose e uma goiabada cremosa sem açúcar que estou apaixonada. Waffle sem gluten, sem lactose, com cobertura fit estilo romeu e julieta é bom demais, não é? 😉

Print Friendly