Ingredientes

  • 150g de quinoa em grãos
  • 15g de funghi secchi
  • 1 colher (sopa) de manteiga com sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite trufado
  • 1/2 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 100ml de vinho tinto seco
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco

2 pessoas Pessoas servidas ~ 25 minutos

Quinoa. Quinua. O melhor e mais completo alimento. O cereal milagroso. A proteína em grão. O super alimento.

São tantos os adjetivos atribuídos à quinoa nos últimos anos que fica difícil não se interessar por esse grão que vem lá dos Andes. Sua história descende do império Inca, onde era venerado como símbolo religioso pelos Aymarás, Quéchuas e outras etnias menores. Apesar da destruição do império Inca pelos espanhóis em meados do século XVI, os agricultores andinos mantiveram seu cultivo e consumo, que veio a se espalhar para os países vizinhos e depois pelo mundo séculos depois, após o ano 2000.

Considerada por muitos nutricionistas como a melhor fonte de proteína disponível no reino vegetal, a Quinoa também é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (evita a produção de insulina, retarda a fome, diminui o nível de açúcar no sangue), é rica em fibras, ômega 3 e 6  (gordura boa, aumenta os níveis de HDL protegendo o coração), sais minerais, cálcio, ferro (mais do que o feijão) e vitaminas. Além disso ainda está super na moda dos produtos sem glúten, sendo livre o seu consumo por celíacos e intolerantes.

E mesmo com tudo isso eu ainda não tinha me aventurado no mundo da quinoa. E depois de experimentá-la eu me pergunto POR QUE?? Foi paixão à primeira vista! É incrível como cozinhar com quinoa é versátil, tendo em grãos, flocos e farinha disponíveis à venda em muitos lugares. Sim, é verdade, não é barata, mas rende bastante. A primeira receita que fiz foi essa aqui do risoto de quinoa com funghi secchi e posso dizer que foi de comer de joelhos. Além de ser uma delícia, é bem fácil de fazer e não precisamos ficar no fogão mexendo o tempo inteiro como um risoto feito de arroz. Bom demais, fala a verdade!

A receita dessa gostosura está aí embaixo, e logo depois deixo de brinde uma tabela comparando as informações nutricionais da quinoa com as dos outros grãos mais consumidos no país, tenho certeza que vai te impressionar!

Risoto de quinoa com funghi secchi - o que é, origem e informações nutricionais da quinoa

MODO DE FAZER

– Coloque os grãos de quinoa para cozinhar em água fervente com um pouco de sal até ficarem macios (uns 10-15 minutos). Escoa e reserve.

– Enquanto isso hidrate o funghi secchi em água fervente suficiente para cobri-lo (ferva a água, coloque o funghi, desligue o fogo e tampe) por 10 minutos. Escoe e reserve o caldo. Corte o funghi hidratado grosseiramente numa tábua e reserve.

– Numa panela coloque a cebola roxa picadinha em cubos com a manteiga para refogar. Quando estiver dourada acrescente o alho amassado (ou picadinho, como preferir). Refogue por mais 1 minuto, acrescente a o funghi e a quinoa hidratados, misture.

– Acrescente o vinho tinto seco e vá mexendo até evaporar. Junte o creme de leite fresco e mais umas 2 colheres de sopa do caldo do funghi que você reservou quando o hidratou, use mais ou menos dependendo do quão molhadinho você queira o seu risoto. Acerte o sal e desligue o fogo.

– Acrescente o azeite trufado, mexa e sirva imediatamente. Delícia!!

Tabela comparando as informações nutricionais da quinoa com as dos outros grãos mais consumidos no país

Risoto de quinoa com funghi secchi - o que é, origem e informações nutricionais da quinoa

Print Friendly