Ingredientes

  • 4 batatas doce grandes
  • 1 maço de coentro
  • 1 limão
  • 1 pimenta dedo de moça (usei uma chipotle defumada que eu tinha)
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • ½ colher (chá) de noz moscada em pó

5 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos

30minutoseprontoJá demonstrei várias vezes no blog meu amor incondicional pelo simpático e bonachão chef inglês Jamie Oliver, que faz aniversário hoje!! Tenho vários de seus livros (mas alguns ainda estão faltando, fica aí a dica para quem estiver pensando em algum presente para me dar 😉 e adoro assistir os programas dele, principalmente os de culinária em 15 ou 30 minutos, que acho dinâmicos e surpreendentes. Hoje trago uma receita de um dos livros dele, o 30 Minutos e Pronto, um dos meus favoritos. É um purê de batata doce rústico, feito com coentro, limão e pimenta. Gente, digo isso, é uma lindeza! Prato simples, fácil, rápido e muito gostoso. Não suja nem panela!! Fiquei surpreendida e todos aqui em casa adoraram, até a turma dos adolescentes. Paixão à primeira vista, pretendo fazer novamente com certeza!

A única parte que não inclui na minha versão do purê de batata doce do Jamie Oliver porque não tinha em casa é um chutney de manga, que existe na receita original do livro. Deve ficar realmente muito bom! Mas essa versão mais simples é uma delícia assim, do jeito que está. Eu também acrescentei a noz moscada, simplesmente porque acho que ela vai muito bem com todos os tipos de purê de batata que faço!  Pode acompanhar basicamente qualquer tipo de carne, e, para os vegetarianos, acho que fica muito legal com cogumelos também. Pega a receita aí e me diz se o Jamie e eu não acertamos outra vez? 😉

purebatatadocejamie_1MODO DE FAZER

– Descasque as batatas doces e coloque-as numa tigela de vidro cortada em rodelas/cubos. Coloque o limão cortado ao meio junto com as batatas. Cubra com plástico filme e leve ao microondas para cozinhar em potência alta até que elas estejam bem macias (no meu demorou 10 minutos no total).

– Enquanto isso, pique bem picadinho as folhas do maço de coentro e a pimenta. Eu usei uma pimenta chipotle defumada em conserva que é muito gostosa. Pode usar a que preferir.

– Retire do microondas e, com cuidado para não se queimar, esprema o limão nas batatas (use um espremedor, não faça com a mão porque estará quente). Amasse as batatas com um socador ou amassador manual. Acrescente o shoyu, a noz moscada, a pimenta e o coentro picadinhos. Mexa tudo até que os ingredientes estejam bem misturados. Acerte o sal e sirva em seguida.

Print Friendly, PDF & Email