Ingredientes

  • 500g de peito de frango (sem osso e pele)
  • 1 limão siciliano
  • 1/2 xícara de shiitake desidratado
  • 100g de tomates cereja
  • 2 colheres (sopa) shoyu
  • 500ml de caldo de galinha
  • 2 colheres (sopa) de alecrim desidratado
  • 1 punhado de manjericão fresco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal à gosto

4 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos + tempo de marinada

Peito de frango é muito prático e versátil, por isso sempre tenho no meu congelador. Muita gente costuma dizer que peito de frango é uma carne ressecada e com pouco sabor, mas podemos resolver isso deixando o peito de frango imerso numa marinada de temperos que vão deixá-lo bastante tenro e temperadinho. Muitas vezes deixo o frango marinando de um dia para o outro, inclusive às vezes deixo num pote na geladeira por dois ou trës dias e vou retirando os filés de frango no decorrer do tempo para fazer as refeições, mudando só os acompanhamentos. É uma forma muito prática e gostosa de ter um peito de frango sempre gostoso e pronto para ser usado!

Essa receita aqui eu fiz de olho, com o que eu tinha disponível, e ficou muito boa. O caldo de galinha usado é caseiro, que deixo pronto no congelador, mas você pode usar aqueles caldos prontos em tablete ou pó e dissolvê-los nos 500ml de água. Nesse caso eu deixei marinando por pouco tempo (2 horas na geladeira), mas pode fazer de um dia para o outro que quanto mais tempo ficar mais gostoso ficará seu franguinho!

peitofrangomarinadoshiitake_2

MODO DE FAZER

– Limpe o peito de frango (retirando pele, gorduras, etc) e deixe cortado em filés do tamanho que preferir. Reserve.

– Coloque num pote grande, preferencialmente de vidro (nunca de alumínio, pode dar gosto na marinada), o suco e as raspas do limão siciliano, o caldo de galinha, o shoyu, o alecrim e o manjericão. Acrescente sal à gosto e mergulhe o peito de frango nesse molho até ficar submerso (inclua um pouco mais de caldo de galinha ou água se for necessário). Tampe e leve à geladeira para marinar pelo tempo disponível, mas pelo menos por uma hora.

– Lave bem o shitake desidratado para que não fique com sujeiras ou terra. Coloque-o num recipiente e cubra com água fervente. Deixe hidratar por pelo menos 10 minutos. Depois escorra a água (pode guardar como caldo para risoto, que é excelente) e reserve.

– Lave os tomates cereja e corte-os ao meio. Se quiser retire as sementinhas. Reserve.

– Numa Wok ou frigideira funda coloque o azeite e o alho amassado. Deixe refogar até ficar dourado. Acrescente os peitos de frango (sem o caldo) e, com fogo médio, frite até que fique dourado de todos os lados. Acrescente o shiitake hidratado e os tomates. Misture tudo. Vá acrescentando o líquido da marinada na quantidade que preferir (com mais ou menos molho). Deixe cozinhar no fogo baixo por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando (acrescente mais líquido se necessário). Sirva e bom apetite!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 6,00 – R$ 8,50

 

 

 

Print Friendly