Ingredientes

  • 1 brócolis pequeno
  • 100g de shitake fresco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • Azeite de oliva à gosto
  • Pimenta do reino preta moída

2 pessoas Pessoas servidas ~ 10 a 15 minutos

É gente, confesso que com esse calor infernal que faz no Rio de Janeiro há mais de um mês está difícil de conseguir ficar na cozinha com fogão e forno ligados. Sempre penso em como seria bom ter um ar condicionado na cozinha nesses momentos! (item obrigatório da minha próxima cozinha, fato). Alguém aí tem? Porque está difícil.. além disso também estou fazendo uma dieta acompanhada da minha nutricionista, e, juntando as duas coisas, tenho ido para cozinha para fazer receitas mais leves e rápidas. Essa daqui é uma que inventei na hora com o que tinha na geladeira (brócolis e shiitake) e adorei, vou repetir com certeza! Fica uma delicia, demora quase nada para fazer e não engorda. Fala aí se não é tudo de bom?

Ah, o brócolis que eu usei foi o “brócolis japonês” ou “brócolis ninja” (acho esse nome super engraçado), que é aquele tipo que parece muito com uma couve-flor. Eu adoro esse tipo de brócolis, acho super fácil de fazer e como ele até mesmo só cozido no vapor com azeite.. delicinha! Aliás, vocês sabiam que o brócolis é super saudável e está na lista das hortaliças que mais possuem concentração de ferro e vitamina C? O shiitake, por sua vez, além de ser uma excelente fonte de ferro e vitamina C também possui muitas fibras. Tudo de bom! Olha só a tabela das informações nutricionais:

  Brócolis Shiitake
Calorias 25,5 kcal 34 Kcal
Carboidratos 4,0 g 6,79 g
Proteínas 3,6 g 2,24 g
Fibras 2,9 g 2,5 g
Gordura 0,1 g 0,49g
Ferro 0,6 mg 0,41 mg

Então agora que você já sabe que além de gostoso faz bem, bora para a cozinha? 

brocoliscomshiitake_1

MODO DE FAZER

– Corte o brócolis em buquês de tamanho médio (que seja agradável para colocar no prato e comer), e leve para cozinhar. Esse processo pode ser feito de 3 formas: em água fervente (não gosto, acho que tira o gosto, a cor e os nutrientes); no vapor (uma boa opção, principalmente se você tiver aquelas panelas que são especificamente para isso, tornando super prático) ou no microondas (que é como eu normalmente faço: coloque os buquês cortados e lavados num saco que possa ir ao microondas ou numa travessa de vidro coberta por plástico filme. Faça um pequeno furinho no plástico e leve ao microondas por uns 4 minutos, só isso!).

– Tendo os brócolis cozidos, faça o seguinte: numa frigideira funda coloque a manteiga para derreter e o shiitake fresco. Deixe o shiitake refogar até ficar no ponto desejado. Acrescente o shoyu e a pimenta do reino preta. Jogue o shiitake por cima dos brócolis cozidos, se desejar regue com um pouco de azeite e sirva em seguida.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,50 – R$ 12,00

Print Friendly, PDF & Email