Ingredientes

  • 5 folhas de alface roxa
  • 4 aspargos brancos em conserva
  • 80g de tomatinhos cereja
  • 1 punhado de manjericão fresco
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão fresco ralado
  • Azeite, sal e pimenta do reino à gosto

1 pessoa Pessoas servidas ~ 20 minutos

Fevereiro começou quente, muito quente aqui pelo Rio de Janeiro (e acho que em quase todo país, não é?). E como estamos em época de calor e preparativos para o carnaval, nada melhor que uma saladinha light e gostosa para começar essa semana! Mas não precisa fazer cara feia! Eu mesma, confesso, não sou fã de salada, acho tudo muito sem graça.. mas essa aqui é totalmente diferente! Esses tomatinhos assados temperados dão um toque super especial, além dos aspargos (adoro!) e do queijo parmesão fresco que, apesar de pouca quantidade, dá aquele salgadinho especial para a receita. Faz aí e me diz se não é uma delícia!

Falando em dieta, essa semana fui numa nutricionista principalmente para ver questões de intolerâncias e alergias alimentares. Fiz o teste de sangue e voilá, várias surpresas! Lembram que eu cheguei a fazer uma dieta cortando o gluten no final do ano passado e estava me sentindo muito bem? Pois então, não tenho intolerância ao gluten, só ao trigo! O que, vamos combinar, na vida real é quase a mesma coisa, não é? Além dele também tem fermentos e leveduras, leite de vaca, ovo, feijão, lentilha, ervilha, maçã, bacalhau e alho. ALHO? Fala sério né!  Não fiquei lá muito satisfeita com esse resultado mas a nutri falou que não necessariamente é uma coisa para a vida toda, pode ser alguma coisa temporária por super exposição.. vamos ver! Não como maçã, feijão, lentilha e bacalhau já tem um tempo, então acho que esses devem ser definitivos mesmo.. mas vamos acompanhar para o fermento (vinhos!), o leite (queijos!), o ovo (ovo! hehe) e o alho (tudo!) saírem dessa lista muito em breve!

saladatomatesassadosaspargos_2 MODO DE FAZER

– Pré-aqueça o forno a 190°C. Corte os tomatinhos ao meio e, se quiser, retire as sementinhas (eu faço isso). Coloque as folhas de manjericão picadas num potinho, junte 2 colheres de sopa de azeite, pimenta do reino e sal à gosto. Misture os tomatinhos nesse tempero, coloque tudo numa travessa antiaderente e leve ao forno para assar por uns 15 minutos.

– Num prato disponha as folhas de alface roxa (cortadas ou inteiras, como você preferir), os 4 aspargos brancos em conserva, cubra com os tomatinhos assados e salpique o queijo ralado. Sirva em seguida. Delícia!

saladatomatesassadosaspargos_3

PREÇO MÉDIO: R$ 3,50 – R$ 5,00

DIFICULDADE: fácil

Print Friendly