Há um tempo fiz uma postagem para a Série Temperos aqui no blog sobre a Flor de Sal, tipo de sal que vem sendo muito divulgado na mídia relacionada à gastronomia e culinária, acompanhando pratos salgados e doces que se dizem refinados e gourmet. Eu mesma uso bastante a flor de sal em meus pratos pois acho que sua textura diferenciada e o toque salgado (diferente do sal refinado comum) agregam em muito aos pratos. A questão é que, dentre todas as marcas de flor de sal que comprei e ganhei percebi que existiam diferenças gritantes no tamanho dos grãos, umidade e sabor, o que me deixou muito intrigada.

Até que um dia um dos leitores do blog – olha só que legal que é quando vocês comentam, sempre leio e aprendo muito com os comentários de vocês – comentou lá na postagem que fiz sobre a Flor de Sal que alguns produtores estariam vendendo um produto similar denominado Flor DO Sal, e não Flor DE Sal, diferença essa que quase ninguém percebe quando olha para o rótulo. Achei a coisa estranha e resolvi dar uma fuçada na internet.

Achei alguns outros sites  explicando que a Flor DO Sal é realmente diferente da Flor DE Sal. Como expliquei aqui antes, a Flor de Sal é adquirida através de um processo manual e muito delicado nas salinas de retirada da primeira fina camada de sal que surge nas salinas, antes de depositar no fundo. Esse processo garante grãos um pouco menores e mais delicados que os do sal grosso, com uma crocância gostosa mas sem ser duro, conservando uma umidade típica desse tipo de sal.  Já a Flor DO Sal não tem essa textura, perdendo principalmente da umidade, sendo bem mais seco.

Abri meu armário aqui em casa e me deparei com a seguinte situação: tenho Flor de Sal e Flor do Sal de diferentes marcas. Resolvi experimentar todos e ficou bastante claro, de posse dessa informação, da diferença de textura e sabor entre as duas coisas. Não estou dizendo que a Flor do Sal seja ruim, mas realmente não tem nada a ver com a Flor de Sal, e se você for comprar, seja lá qual for, é bom que esteja ciente da diferença, correto?

Para quem procura produtos nacionais, indico a Flor de Sal (a tão famosa) das marcas Cimsal e Lebre, que são muito boas. Já as marcas Bombay e Cia das Ervas vendem Flor do Sal, com grãos mais duros e menos úmidos, mas que também finalizam pratos de forma bastante interessante. Mas já posso adiantar dois diferenciais: a Flor de Sal nunca virá dentro de um moedor e ela costuma ser bem mais cara que a Flor do Sal. Abaixo as fotos para vocês compararem (prestem atenção nos rótulos):

flordesal_lebre flordesal_cimsal

Essas são as marcas de Flor de Sal nacionais que eu indico.

 

 

 

 

 

flordosal_ciadaservas  Moedor-Flor-Do-Sal-Com-Ervas-Italianas

Essas são as marcas de Flor do Sal que eu tenho em casa. Algumas delas são misturadas com outros sabores como ervas finas, manjericão, pimenta, dentre outros.

 

 

 

 

 

É isso! Espero que essa explicação tenha sido útil para vocês! E se você quiser saber um pouco mais sobre o método de fabricação e a história da Flor de Sal dá uma olhada nesse post aqui.

Print Friendly, PDF & Email