Ingredientes

  • 400g de penne ou outra massa curta
  • 1 lata de atum light (na água)
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 tomates maduris picados
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 5 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 pacote de Hondashi
  • 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
  • Pimenta do reino moída e sal à gosto

5 pessoas Pessoas servidas ~ 10 minutos

Nós que gostamos e lidamos muito com a culinária sempre nos pegamos às voltas com programas de TV, blogs, revistas, livros e tudo mais da área cheios de receitas incríveis e das mais variadas que ficamos guardando e marcando com tudo quanto é acessório com a “certeza” de que vamos fazer depois, não é mesmo? Eu, pelo menos, sou muito assim! Mas depois de um dia inteiro de trabalho árduo, horas no trânsito, muito estresse e pés cansados, quem disse que temos tempo e disposição para encarar uma cozinha por horas para colocar em prática uma das super receitas que guardamos como certeiras para fazer depois? E é aí que vem a famosa CRIATIVIDADE, ah, essa nunca falha! Uso a técnica “olhar a geladeira e a despensa” e em cinco minutos escolho meus ingredientes práticos para um prato que seja, rápido, saboroso e que não demande muito do meu esforço. Alguém aí se identifica com isso?

Essa massa com atum surgiu exatamente assim, numa terça-feira à noite em que eu tinha que preparar algo para 5 pessoas comerem e estava cansada, sem tempo e sem disposição para ficar horas na cozinha. Quando você se torna responsável pela alimentação diária da família você aprende a ter algumas coisas práticas sempre disponíveis no congelador e na despensa. O atum em lata (por mais que eu não seja fã), está nessa lista. Nunca gostei daquele que vem em óleo, acho que tem gosto de sebo, mas descobri que tem um que chamam de light que vem numa água salgada (tipo uma salmora) que acho bem mais gostozinho. Na hora do pânico quebra um galho e tanto! Usei ele com uma massa italiana bacanuda que eu tinha aqui em casa (comprei numa viagem que fiz para Blumenau na Oktoberfest falei sobre ela aqui – mas você pode usar qualquer massa curta de qualidade que vai dar super certo), Hondashi (aquele tempero oriental da Ajinomoto que usei numa outra receita aqui) e outros temperinhos e pronto: uma massa rápida, deliciosa e que agradou a todo mundo, principalmente a mim que fiquei pouco tempo na cozinha! Que beleza!

Tenta aí e me diz se não é uma mão na roda!! 

massaespecialatum_2

MODO DE FAZER

– Coloque a massa para cozinhar em água fervente com uma pitada de sal até ficar al dente.

– Enquanto isso, prepare numa frigideira funda ou wok o molho: coloque a cebola picadinha com o azeite e deixe refogar até ficar transparente. Acrescente os tomates picadinhos e deixe refogar por mais uns 2 minutos, mexendo sempre. Junte o atum (escoe a água), o shoyu e o Hondashi. Misture tudo, acerte a pimenta e o sal (a massa já estará salgada, lembre-se!). Acrescente mais uma concha de água do cozimento do macarrão e a salsinha picadinha. Reserve.

– Escorra o macarrão, misture com o refogado de atum e tomate e sirva em seguida. Delícia!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 12,00

Print Friendly