Ingredientes

  • 2 tomates maduros
  • 1/2 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • Manjericão fresco picado à gosto
  • 4 colheres (sopa) de passata de tomate (molho sem tempero)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Pimenta calabresa e sal à gosto
  • EXTRA: bacon em cubinhos

1 pessoa Pessoas servidas ~ 10 minutos

Para mim que ando tentando seguir uma dieta sem gluten, pelo menos durante a semana (falo dela e dou dicas de receitas aqui e aqui), os jantares se tornaram uma questão mais difícil na minha vida. Na verdade é uma coisa interessante, porque achei que o café da manhã seria o grande impeditivo da coisa, mas consegui substituir com muita facilidade o pão, torradas, bolos e biscoitos por tapiocas com recheios variados, sucos de frutas, pão sem gluten, omeletes e outras coisas mais (na verdade gosto muito mais do meu café da manhã agora do que antigamente). Mas a verdade é que trabalho muito o dia inteiro num escritório em outra cidade (no mínimo 1 hora para ir e outra para voltar), sem contar as atividades extra-curriculares (pilates, esteira, curso de francês, atividades do blog, etc), então costumo chegar em casa muito cansada e a opção sanduíche sempre caía muito bem. Como não gosto de comer muito carboidrato à noite, tento não comer a tapioca ou o pão sem gluten no meu jantar, por isso tenho trabalhado em outras versões como sopas, cremes e esse incrível ovo pochê com molho de tomate rústico que fica pronto em minutinhos e é tão bom, MAS TÃO BOM, que eu tenho que me segurar para não jantar isso todos os dias!

A primeira vez que vi essa receita tem um tempo, nem lembro quanto mas acho que uns dois anos. Também não me lembro onde, mas acho que foi num dos meus blogs favoritos, o Cucina Artusiana da Carla Maicá (passem por lá, é uma lindeza). Sabe quando a coisa é muito simples e você pensa “como eu nunca fiz isso?”. Foi esse o caso! Fiquei com a ideia na cabeça mas demorei esse tempo todo para colocar em prática. Na verdade, quando eu fui pra cozinha fazer esse ovo pochê com molho de tomate rústico eu não pensei em trazer pro blog, tanto que nem fiz uma arrumação de louça especial para a foto, foi na minha frigideira-batida-cor-de-rosa-de-todo-dia mesmo. Mas logo depois que ficou pronto e aquele cheiro delicioso invadiu minhas narinas eu pensei: se eu não tinha tido essa ideia incrível antes, alguém pode estar na mesma situação agora, então vou compartilhar no blog por mais simples que seja. E lá fui eu catar a máquina fotográfica e tirar minha foto – meio de improviso, meio correndo, meio com fome – para trazer a receita para vocês.

É simples, é rápida, é deliciosa. Faz aí colega e me diz se não é tudo isso e mais um pouco!

ovopochetomate_2

MODO DE FAZER

– Pique os tomates em quadrados pequenos (com casca mesmo), a cebola bem pequenininha, o manjericão fresco e amasse o alho. Reserve.

– Numa frigideira coloque o azeite e a cebola Leve ao fogo para refogar. Quando estiver transparente acrescente o alho. Quando o alho estiver dourado acrescente os tomates picados, misture bem, acrescente a passata de tomate, um pouquinho de água se estiver muito grosso. Tampe e deixe no fogo baixo por uns 3 minutos, até os pedaços do tomate começarem a dissolver.

– Acrescente o manjericão, acerte o sal e a pimenta. Quebre os dois ovos sobre o molho, ainda no fogo bem baixo. Tampe a panela e deixe tampada pelo tempo necessário para que o ovo cozinhe no ponto que você gosta (eu deixei com a gema semi-cozida, um pouquinho mole).

– Extra: se você quiser usar o bacon picadinho – que fica muuuito bom, mas a dieta não permite sempre – acrescente-o no início da receita, junto com a cebola.

DIFICULDADE: Fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 2,00 – R$ 4,00

Print Friendly