Ingredientes

  • 3/4 xícara de arroz arbóreo
  • 300g de filé de peito de frango
  • 1 cx de seleta de legumes
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • 8 ramos de tomilho fresco
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola picada
  • 1,5 litro de água filtrada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100ml de vinho branco seco
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • 1/2 colher (sopa) de páprica picante

2 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

Não é novidade para vocês que seguem o blog que risoto é o prato que eu mais gosto de fazer e comer, não é mesmo? Acho prático, saudável, delicioso e muito criativo! Basicamente tudo pode virar um bom risoto, basta apenas respeitarmos a ordem básica dos ingredientes e o tempo certo de cocção. Aliás, um dos grandes segredos de um bom risoto é o caldo que usamos para cozinhá-lo. Nessa receita de hoje de risoto de frango com seleta de legumes eu ensino vocês não só a fazer o risoto, mas também a fazer o caldo caseiro que vai ser a base de cozimento do prato. Tudo fácil e delicioso!

seletadelegumes_juremaHá umas semanas eu recebi de presente aqui em casa da Goiás Verde e Tetra Pak umas caixas de produtos da Jurema, aquela marca antiiiiiiga de milho verde e ervilha enlatados que agora vende em embalagens muito mais práticas e fáceis de guardar e abrir (quantas vezes já cortei meu dedo porque sou desastrada abrindo as latas)! Amei a novidade! Nesse dia não tinha muitos ingredientes e nem muito tempo à disposição, mas também não queria fazer somente um risoto de frango, então resolvi aproveitar a Seleta de Legumes que ganhei e incrementar a receita. Você pode usar também só milho verde se não tiver a seleta à disposição.

O que posso dizer desse risoto é que realmente ficou muito bom! Fiquei surpreendida com o sabor e tenho certeza que o diferencial aqui foi o caldo. Então atenção às dicas e mão na massa!!

risotofrango_seleta1

MODO DE FAZER

– Comece cozinhando o frango e preparando o caldo caseiro ao mesmo tempo: coloque a água filtrada com os filés de peito de frango crus, o alecrim, o tomilho, o shoyu e a páprica para ferver. Deixei ferver até o frango ficar cozido.

– Retire a panela do fogo. Com a ajuda de uma escumadeira retire os peitos de frango cozidos do caldo. Deixe o caldo com as ervas na panela.

– Desfie o peito de frango. Eu gosto de desfiar na batedeira porque é muito prático e rápido, basta colocar os pedaços de frango cozidos e bater por 1 ou 2 minutos que o frango fica desfiadinho!

– Numa outra panela coloque a cebola picadinha e o azeite. Ligue o fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Acrescente o alho e o arroz. Refogue por uns dois minutos. Coloque o vinho branco e vá mexendo até que evapore quase por completo. Acrescente o peito de frango desfiado e duas conchas do caldo (que deve estar em outra panela em fogo baixo para manter-se quente). Vá mexendo até evaporar boa parte do caldo, depois acrescente mais duas conchas e assim por diante, até o risoto ficar al dente.

– Quando estiver quase no ponto de cozimento que você gosta acrescente a seleta de legumes (coada, sem o caldo), mais duas conchas cheias de caldo e a manteiga. Desligue o fogo, misture tudo até a manteiga derreter e a seleta se integrar ao risoto. Acerte o sal e sirva seu delicioso risoto de frango com caldo caseiro em seguida!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 9,00 – R$ 14,00 (a qualidade do vinho usado vai influenciar muito no valor do prato)

Gostou dessa receita de risoto? Confira as outras receitas de risoto disponíveis no blog clicando aqui!

risotofrango_seleta2

Print Friendly