Ingredientes

  • ½ quilo de filé mignon suíno moído grosso
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picadinha
  • 3 tomates picadinhos
  • 1 maço de manjericão fresco
  • 4 colheres (sopa) de shoyu
  • 100ml de vinho tinto seco
  • 150ml de molho de tomate (sem tempero)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Pimenta calabresa e sal à gosto

4 pessoas Pessoas servidas ~ 25 minutos

Uma das coisas legais de se ter aqueles kits da KitchenAid que são usados junto com a batedeira é a versatilidade que você tem de fazer coisas que supostamente não daria para fazer dentro de casa. Acho que um dos que mais uso é o moedor de carnes, pois acho bacana poder moer a carne do jeito que eu quero para pratos específicos, principalmente quando se trata de cortes de carnes que convencionalmente não são vendidos moídos nos supermercados.

Outro dia estava com um pedaço de filé mignon suíno no meu congelador mas não estava a fim de fazê-lo inteiro, por isso resolvi moê-lo grosso para fazer um molho tipo bolonhesa bem pedaçudo com essa carne. Se você não tem um moedor de carne em casa não tem problema, basta ir num açougue de qualidade e comprar a peça pedindo para te entregarem moída (eles vão estranhar mas não ligue!).O legal do filé mignon suíno é que ele além de ser muito saboroso tem pouquíssima gordura e fica bastante macio quando cozido, dando uma textura perfeita para esse molho!

Usei para acompanhar uma massa feita somente no azeite, mas é possível usar esse molho para muitas outras opções de prato, seja para montar uma lasanha, rechear um bolo de batata, acompanhar uns legumes cozidos… enfim, super coringa para você ter na sua cozinha!

MODO DE FAZER

– Numa panela funda coloque a cebola com o azeite para dourar. Quando a cebola estiver transparente acrescente o alho amassado e deixe até o alho ficar dourado.

– Acrescente o filé mignon suíno e sele a carne, mexendo sempre para não grudar no fundo. Quando já estiver toda rosada (o filé mignon suíno fica rosado, não marrom) acrescente o vinho. Continue mexendo até o álcool evaporar.

– Quando o vinho já tiver reduzido bem acrescente o molho shoyu e os tomates picados. Mexa tudo. Baixe o fogo, junte o molho de tomate e um pouco de água se achar necessário. Acerte a pimenta e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por pelo menos 15 minutos, mexendo de vez em quando.

– Coloque o manjericão fresco, desligue o fogo e sirva!

bolonhesa_file_suino1

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 10,00 – R$ 15,00

Print Friendly