Ingredientes

  • 500g de macarrão curto (usei gemeli)
  • 300g de tomatinhos cereja
  • 300g de mussarela de búfala
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 maço de manjericão fresco
  • Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

6 pessoas Pessoas servidas

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Macarrão! Essa data comemorativa foi criada para celebrar o I World Pasta Congress (Primeiro Congresso Mundial de Massa) que aconteceu dia 25 de outubro de 1995 em Roma, evento que reuniu os maiores fabricantes de macarrão do mundo (imagina só a tentação). Falando em tentação, vocês sabiam que o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos? A média de consumo aqui é de 6,4 quilos de macarrão por ano por pessoa no país. Muitos são os tipos, formas e receitas desse alimento que mora nas despensas e corações de todos nós, mas hoje aproveito que o calor no Rio de Janeiro parece estar chegando para valer e apresento uma versão bem leve e fresquinha de Massa Caprese para você comemorar o Dia Mundial do Macarrão aí na sua casa!

Uma curiosidade: apesar do que todo mundo acha, o macarrão não foi criado na Itália. Ele teve origem há 4 mil anos atrás (!!) na China! Nessa época ele era feito de um tipo de milho e não de trigo, como é feito na maioria das vezes hoje em dia. Aliás, eu encontro macarrão feito de milho, quinoa, arroz e outras opções que são ainda mais saudáveis que o tradicional por não conter gluten (excelente opções para celíacos e intolerantes ao gluten). Variedade é o que não falta e todos podem se deliciar!

massacaprese_3

MODO DE FAZER

– Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar al dente. Escorra e use água fria para esfriá-lo.

– Abra os tomatinhos cereja ao meio. Eu gosto de retirar os grãozinhos, mas fica à gosto. Corte a mussarela de búfala mais ou menos do tamanho das metades dos tomates e desfolhe o manjericão. Reserve.

– Numa panela leve o azeite e o tomate e deixe refogar por alguns segundos. Retire da panela e coloque numa travessa fria (se for quente a mussarela de búfala vai derreter!). Acrescente todos os outros ingredientes e misture bem com o macarrão. Sirva sua massa caprese em seguida e delicie-se!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 10,00

Print Friendly