Ingredientes

  • 500g de feijão branco
  • 1,5kg de camarão cinza
  • 1 cebola roxa
  • 4 dentes de alho
  • 4 tomates
  • 1 maço de coentro
  • 1 alho poró
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta calabresa à gosto

8 pessoas Pessoas servidas

Nas últimas semanas fiz o Especial Feijão, quando falei sobre algumas curiosidades dessa comida símbolo da culinária nacional. Falei sobre os tipos de feijão mais consumidos no país, sobre a origem do nome do feijão carioca e sobre os números de produção e consumo em terras brasileiras.

Para continuar no mesmo pique pensei em apresentar uma receita de feijoada para vocês, mas confesso: eu não gosto de feijoada. Não me crucifiquem! Realmente não sou chegada a qualquer tipo de carne dentro do meu sagrado feijão preto (cuja receita e dicas postei aqui). Por isso pesquisei uma versão alternativa dessa receita tão popular e resolvi fazer uma Feijoada de Camarão!

Peraí, feijoada de camarão?

Eu sei que pode parecer meio estranho, mas de cara entrou para a lista dos meus pratos preferidos. Essa feijoada é feita com feijão branco, muito simples de fazer, fica super cremosa e com um sabor incrível. Ela pura já se basta, com arroz branco é maravilhosa (comi das duas formas!). Para mim pareceu uma moqueca de camarão muito melhorada, sabe?

Vi várias receitas na internet dessa feijoada, muitas delas levando paio ou outras linguiças, algumas acrescentando mariscos ou pedaços de peixe. Como não achei nenhuma receita do jeito que eu queria (feijoada só de camarão, sem misturebas), resolvi criar a minha, que segue abaixo. Garanto que você vai gostar 😉

feijoadacamarao_2MODO DE FAZER

– Comece deixando o feijão branco de molho em água gelada na geladeira de um dia para o outro (12 horas). Se você não tiver tempo de deixar isso tudo deixe pelo menos por 6 horas, para que o feijão hidrate e consiga ser cozido posteriormente.

– Limpe o camarão retirando as cascas, a cabeça e o rabo. Eu também tiro toda aquela “tripinha” que vem no dorso e na parte inferior do camarão (dá um trabalho do cão, mas percebi que assim as reações alérgicas diminuem muito). Misture o camarão limpo com o suco de limão, deixe por 3 minutos e depois lave. Reserve.

– Coloque as cabeças do camarão numa panela grande, cubra com água filtrada e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo diminua o fogo e mantenha no fogo baixo por pelo menos uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. Feito isso, coe e reserve.

– Enquanto isso, coloque na panela de pressão a cebola roxa picadinha e o alho poró com 2 colheres de sopa de azeite. Refogue um pouco e acrescente os grãos do feijão branco que ficou de molho nas horas anteriores. Misture tudo bem, acrescente o caldo coado das cabeças de camarão até ficar uns 4 dedos acima dos grãos. Tampe e deixe cozinhar (no meu fogão demorou uns 45 minutos). Reserve o restante do caldo coado.

– Numa frigideira coloque as outras 2 colheres de sopa de azeite, os dentes de alho amassados e o camarão. Leve ao fogo alto até que os camarões estejam rosados (não deixe muito tempo para não ficar borrachudo). Acrescente os tomates picados e refogue por mais um minuto. Acerte o sal.

– Junte os camarões refogados no feijão já cozido. Misture tudo, acerte a consistência acrescentando mais caldo de camarão se necessário, acerte o sal e a pimenta calabresa. Acrescente o coentro picadinho, mexa tudo e deixe ferver por alguns minutos. Sua Feijoada de Camarão está pronta, sirva e receba os elogios!! 😉

feijoadacamarao_3OBS: caso sobre caldo de camarão você pode congelá-lo sem problema, é ótimo para uso em risotos.

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 30,00 – R$ 45,00

Print Friendly