Ingredientes

  • 250g de lentilha
  • 1 cenoura grande
  • 3/4 xícara de toucinho picado
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picadinho
  • 1/2 colher (sopa) de páprica picante
  • 1 colher (sopa) de azeite

4 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

Quem nunca pensou em ter a “cozinha dos sonhos”?

Meu sonho é ter uma cozinha igual a da Ana Maria Braga no programa da Globo, enorme e com as paredes de vidro, no meio de uma floresta, integrada com o verde. Pode incluir aí também um lounge para receber os amigos no mesmo ambiente, com sofás e pufes espalhados, além de uma mesa bacana de madeira reflorestada e vidro. Tudo muito claro, clean e ao mesmo tempo moderno, com toda a aparelhagem e apetrechos KitchenAid, Cuisinart, Le Creuset e outros mais que estão na lista dos mais desejados por mim (e por quase todos os amantes de cozinha). Juntaria também um fogão à lenha num canto do ambiente, para momentos mais intimistas, com uma adega daquelas que parece um closet cheia de vinhos dignos. E claro, não posso esquecer, uma horta linda, orgânica e bastante variada no estilo Jamie Oliver do lado de fora, de onde eu tiraria todos os temperos, legumes e verduras que integrariam minhas receitas. Uma mistura dessas coisas aí:

cozinha-dos-sonhosi-rfBM5Nm-1cozinha1

 

 

 

 

Enquanto eu não posso ter minha cozinha dos sonhos – que peninha! – fico sonhando com ela na minha humilde cozinha de apartamento (não reclamo, ela me satisfaz!) enquanto me delicio com essa sopinha maravilhosa de lentilha com cenoura e toucinho. Uma sopa confortável, daquelas que te deixam feliz enquanto o calor vai invadindo seu corpo aos poucos, dando aquela sensação de relaxamento que só uma sopinha pode ter dar. Humm…

E você, como seria sua cozinha dos sonhos?

MODO DE FAZER

– Comece lavando a lentilha em água corrente. Descasque a cenoura e corte em tamanho médio (cortei a cenoura em 4 pedaços verticalmente – uma cruz – e depois em rodelas). Coloque água filtrada para ferver numa panela à parte.

– Leve ao fogo a cebola, o toucinho e o azeite numa panela funda para sopa. Deixe refogar até ficar bem dourado. Acrescente o alho, a cenoura e a lentilha. Refogue mais um pouco, por uns dois minutos.

– Acrescente água fervente até mais ou menos uns 3 dedos acima dos ingredientes. Junte a páprica picante, acerte o sal, diminua o fogo e deixe cozinhar com a panela semi-tampada. Mexa de vez em quando.

– Cozinhe até que a cenoura e a lentilha estejam cozidas (uns 15 minutos). Acrescente mais água se for necessário. Junte o manjericão fresco, desligue o fogo e sirva.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 – R$ 6,00

Print Friendly