Ingredientes

  • 1 kg de filé mignon suíno
  • 3 dentes de alho amassados
  • Suco de 2 laranjas
  • Raspas da casca de 1 laranja
  • 1 maço de manjericão fresco
  • Pimenta calabresa à gosto
  • 2 colheres (sopa) de caldo de carne concentrado
  • 150ml de água
  • Cebolinha picadinha para enfeitar

4 pessoas Pessoas servidas ~ 1 hora + marinada

Populaire-Affiche-France-e1370357436968Outro dia vi uma dica de filme francês – estou na fase dos franceses, para quem não viu indiquei uma comédia francesa delícia chamada Como Um Chef por aqui na postagem passada – lá no Cozinha em Cena que me deixou bastante curiosa. Chama-se A Datilógrafa (Populaire no original em francês). Já tinha visto uns cartazes desse mesmo filme numas locadoras perto de casa mas não tinha dado muita bola, até que resolvi dar uma chance para essa obra do diretor Régis Roinsard, para mim total estranho até então.

Achei o filme uma delícia! Uma comédia romântica do jeito que eu gosto, mais comédia que romântica, leve e descontraído. O enredo se passa na França de 1958, então a fotografia é linda. Fiquei bastante impressionada com uma cena em Paris onde a avenida que termina na Torre Eiffel está lotada de carros da época de deixar qualquer um de queixo caído. Vale a pena conferir!

Nessa mesma semana em que vi o filme fiz esse filé mignon suíno que ficou espetacularmente delicioso. Sabe aquela carne que parece derreter na sua boca, com um caldinho tão gostoso que quando acaba você passa o dedo no fundo do prato e coloca na boca? Hummm….

filemignonsuino_laranja

MODO DE FAZER

– Coloque numa tigela todos os ingredientes, com exceção o filé mignon e da cebolinha. Misture tudo, acerte o sal e coloque o filé mignon. Envolva bem no tempero, cubra com plástico filme e deixe marinar na geladeira por pelo menos 1 hora (deixei umas 3 horas, pode deixar de um dia para o outro também).

– Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque o filé mignon numa travessa alta e jogue todo o caldo da marinada por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos.

– Retire o papel alumínio, regue a peça com o molho que está na travessa (se tiver seco coloque mais um pouco de água) e deixe por mais uns 20 minutos. Se você tiver um termômetro de carne, pode retirar do forno quando o centro da peça estiver indicando 70°C. Atenção: o filé mignon suíno tem uma cor rosada. Se você for esperar ficar marrom ela já estará esturricada.

– Deixe a carne descansar fora do forno por uns 10 minutos (período necessário para que ela fique suculenta ao ser cortada e não perca todo o sumo interno ao ser cortada). Corte em fatias finas, salpique a cebolinha fresca e sirva.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 16,00 – R$ 20,00

Print Friendly