Ingredientes

  • 150g de talharim
  • 100g de shitake
  • 100g de shimeji cinza
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 12 caules de nirá
  • 1 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 1/2 colher (sopa) de balsâmico

2 pessoas Pessoas servidas ~ 20 minutos

556342_601876536530500_1427467046_nSemana passada vi uma comédia francesa bem bacaninha que eu vou indicar para vocês: o título no Brasil é Como um Chef, e está disponível nas locadoras. É uma comédia leve e divertida com o ator Jean Reno (que eu adoro!) no papel principal do chef Alexandre Lagarde. O filme, dirigido por Daniel Cohen, conta a história de um apaixonado por cozinha que tem o sonho de ser um chef mas não consegue mais do que empregos subalternos em cozinhas que não exploram seu talento. Até que ele conhece o famoso chef Alexandre Lagarde e várias situações inusitadas transformam de vez sua vida. Assistam!!

E para começar essa semana (e esse lindo mês de Setembro) com o pé direito, trago uma receita leve, saudável e rápida. Excelente opção para os vegetarianos ou vegans (nesse caso troquem a manteiga por azeite), já que não tem carne. É o Temperaria participando da Segunda-Feira Sem Carne!

Para mim cogumelos frescos sempre são uma opção gostosa e muito saudável na cozinha, além de serem muito versáteis e ficarem prontos num piscar de olhos! Se você ainda não se rendeu aos encantos do shimeji, shitake, cogumelo paris, entre outros, não perca tempo! Normalmente estão disponíveis para venda em hortifrutis e mercados de comida natural/orgânica. Seu organismo agradece!

massashitakeshimejinira

MODO DE FAZER

– Coloque a água que você vai usar para cozinhar o macarrão para ferver. Enquanto isso, lave o shimeji e o shitake, fatie o shitake (não precisa cortar muito pequeno porque diminui um pouco de tamanho quando vai ao forno) e “desmembre” o shimeji (vá soltando os gominhos com os dedos). Corte os talos de nirá em quatro partes cada um. Reserve.

– Pique a cebola em cubinhos pequenos e leve ao fogo em uma frigideira alta com a manteiga. Quando estiver começando a dourar, junte o alho amassado, os cogumelos e o nirá. Refogue tudo bem por uns 3 ou 4 minutos, até os cogumelos começarem a ficar cozidos.

– Acrescente o shoyu e o balsâmico. Reduza o fogo e deixe cozinhar por uns 3 ou 4 minutos, mexendo de vez em quando. Junte 1/2 concha da água do cozimento do macarrão.

– Junte a massa cozida (usei talharim), misture bem e sirva imediatamente. Delícia!!

massashitakeshimejinira1

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 7,00 – R$ 15,00 (os cogumelos variam muito de preço dependendo de onde são comprados)

Print Friendly