Ingredientes

  • 2 xícaras de abóbora em cubinhos de 1cm
  • 200 ml de espumante seco/brut ou prosecco
  • 1 xícara de queijo parmesão cunha fresco ralado grosso
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1,2 litro de caldo de legumes
  • 3/4 xícara de arroz arbório
  • 1/2 colher (chá) noz moscada em pó
  • 3 dentes de alho amassados
  • Cebolinha picada para decorar

2 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

Sei que não preciso nem dizer que sou fissurada em risotos, porque pela quantidade de receitas desse prato que eu já coloquei aqui no blog vocês devem saber disso! Mas esse aqui ficou especialmente gostoso! Um risoto leve, com sabor suave e que vai derretendo aos poucos na boca, ficou simplesmente delicioso! Ele é ideal para ser servido como uma entrada num menu completo, ou então como prato principal acompanhado de uma bela carne vermelha para fazer aquele contraste de sabores (foi o meu caso).

Usei um queijo parmesão fresco de uma fazenda de Minas Gerais, bem gostoso e suave também (diferente do parmesão fresco tipo Faixa Azul, com sabor bastante acentuado, que costumo usar ralado com massas, por exemplo), e no lugar do vinho usei um prosecco que eu tinha em casa, ficou maravilhoso! Não tendo o prosecco opte por um vinho branco seco de boa qualidade que vai ficar muito bom também!

Outras opções bacanudas de risoto: risoto de coco; risoto de arroz preto com camarões e rúcula; risoto de aspargos; risoto de camarão com alho poró; risoto de espinafre com linguiça de pernil acebolada flambada na cachaça.

 MODO DE FAZER

– Comece deixando tudo já preparado e à mão, pois, como já expliquei antes, quando você começa com o risoto na panela não pode mais parar!

– Deixe o caldo de legumes, seja caseiro (melhor opção) ou daqueles comprados prontos que você dissolve na água, já numa panela fervendo em fogo baixo.

– Coloque a cebola picadinha numa panela com o azeite e uma colher de sopa de manteiga. Quando começar a dourar acrescente o alho e a abóbora picada em cubinhos pequenos. Refogue por uns dois minutos, adicione metade do prosecco, baixe o fogo para o mínimo e tampe a panela.

– Deixe cozinhar por uns 8 minutos, mexendo de vez em quando para que não pegue no fundo. Quando a abóbora estiver mais ou menos cozida, acrescente o arroz arbório e refogue por um ou dois minutos. Em seguida acrescente a noz moscada e a outra metade do prosecco. Misture bem e, sem parar de mexer, deixe o líquido do prosecco evaporar quase que por completo.

– Feito isso, acrescente duas conchas do caldo de legumes fervente. Continue mexendo ininterruptamente. Quando começar a secar o caldo acrescente mais uma concha. Continue nesse processo pelos próximos minutos, até que o risoto comece a chegar ao ponto (al dente).

– Quando o risoto estiver quase no ponto de ser servido, acrescente o queijo parmesão fresco ralado grosso, mais uma ou duas conchas de caldo (para ficar beeem molhadinho) e a outra colher de manteiga. Desligue o fogo, misture tudo bem, acerte o sal (eu não precisei acrescentar mais sal, já que o caldo, a manteiga e o queijo já são salgados) e sirva imediatamente. Salpique cebolinha fresca picada para decorar.

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 15,00 – R$ 25,00 (o preço do prosecco e do queijo pode variar muito dependendo da marca escolhida)

Print Friendly, PDF & Email