Ingredientes

  • 1 peça de picanha de aproximadamente 1,5kg
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal gelada
  • Ervas finas frescas à gosto (usei manjericão, salsinha e tomilho)
  • Sal à gosto
  • Papel alumínio

6 pessoas Pessoas servidas ~ 1 hora e 20 minutos

Sabe aquele dia em que você está com uma super vontade de comer alguma coisa bem gostosa, mas sem vontade de cozinhar e de sair para comer? É realmente uma situação difícil de resolver… por isso que ter uma peça de picanha em casa pode ser uma boa opção nesses casos!

A picanha está dentre as carnes mais adoradas por essas bandas. No churrasco, na chapa, no forno.. ela fica deliciosa em praticamente qualquer lugar! Sem contar que ela já é uma peça naturalmente suculenta, o que significa pouco trabalho e muito sabor! 😀

Essa daqui eu fiz no forno (como quase sempre faço, tirando nos churrascos da vida). Usei as ervas frescas que eu tinha em casa (manjericão, salsinha e tomilho) e uma manteiga de boa qualidade. Só isso. MESMO! Não tem erro, não tem trabalho, suja quase nada e você pode servir com uma infinidade de acompanhamentos (arroz, farofa, salada verde, etc). Para mim ela cortada em pedaços como aperitivo junto com uma cervejinha gelada já é o paraíso… 😉

MODO DE FAZER

– Vamos começar logo com as polêmicas: pode usar margarina no lugar da manteiga? Pode usar margarina light no lugar da manteiga? Poder pode, você pode tudo dentro da sua cozinha. Eu te aconselho? Não. Vai ficar ruim? Não sei. Vai ficar igual? Não vai.

– A carne precisa estar completamente descongelada, ok? Pode estar gelada, mas não congelada. Se estiver gelada ela vai esperar pelo menos uns 30 minutos antes de entrar no forno (nenhum crime, certo?).

– Coloque o forno para pré-aquecer a 190°C.

– Pegue a peça de picanha e faça cortes ao longo da capa de gordura. Não precisa picar nada, ok? É só para que facilite a gordura a derreter no forno.

– Pique as ervas bem picadinho. Usei mais ou menos 2 colheres de sopa de manjericão picado, 2 colheres de sopa de salsinha picada e 1 colher de sopa de tomilho (que aí não precisa picar!).

– A manteiga precisa estar gelada, bastante gelada. Eu usei um microprocessador (tipo mixer), cujo recipiente eu coloquei 15 minutos no congelador antes de colocar a manteiga para bater com as ervas. Se você for misturar na mão não tem problema, bata a manteiga gelada com as ervas picadas com um garfo e depois leve ao congelador por uns 5 minutos.

– Pegue a mistura de manteiga gelada batida com ervas e besunte a carne toda (inclusive sobre a capa de gordura). Não tenha pena, manda ver e deixa tudo beeem besuntado. Se você achar necessário (depende do quão salgada é sua manteiga), salpique um pouco de sal sobre a carne.

– Coloque a carne besuntada na travessa com a capa de gordura para cima. Cubra com o papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 190°C e deixe assar por uns 45 minutos.

– Feito isso, retire o papel alumínio, vire a carne e coloque a capa de gordura para baixo. Use a manteiga que derretei para regar a carne. Volte ao forno por mais uns 15-20 minutos.

– Como eu sei que a carne está pronta? Depende do ponto que você quer. Eu usei um termômetro de carne e retirei a carne quando o miolo dela marcou 54°C (ao ponto é em torno de 58 a 62°C, mas sempre retire a carne do forno com 4°C antes da temperatura desejada, ela vai continuar assando depois de retirada do forno com o próprio calor acumulado).

– Você não tem um termômetro de carne? Dica: compre um. É muito útil, não custa caro e você nunca mais vai perder o ponto certo dela. Mas enquanto isso você pode usar o bom senso e ver a textura da carne do lado de fora, para verificar se está no ponto desejado.

– Retire a picanha do forno e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Isso mesmo, não corte a carne assim que sai do forno nunca! Isso faz com que ela perca o líquido, deixe de ser suculenta e fique seca (não fure a carne antes de assar, etc, ela deve assar sem locais de escape para que o líquido natural dela fique dentro dela!).

– Depois de descansar a carne você pode cortar em fatias e servir. Se quiser use a manteiga derretida com ervas que ficou na travessa em que a picanha foi assada como um molho para colocar sobre a carne ao servir. Bom apetite!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 40,00 – R$ 60,00

Print Friendly, PDF & Email