Ingredientes

  • 500g de farfalle (gravatinha)
  • 1 maço grande de brócolis americano
  • 1 colher (sopa) de alcaparras
  • 3 dentes de alho
  • 125g de queijo parmesão
  • 120ml de creme de leite fresco
  • 5 colheres (sopa) de azeite)
  • Alguns ramos de tomilho fresco
  • Sal à gosto

5 pessoas Pessoas servidas ~ 20 minutos

OK, ando numa fase muito apaixonada pelo Jamie Oliver. Mas como não estar? Além do moço ser uma simpatia e uma belezura, as receitas são sempre práticas e saudáveis. Também estou acompanhando o engajamento dele na questão da melhoria da alimentação no mundo, principalmente das nossas crianças e jovens. Acho maneiríssimo ele usar a fama e o dinheiro que conquistou com sua carreira para trazer algo de bom pro mundo. Vocês viram a ação dele contra o McDonald’s? Amei 🙂

Esse pesto de brócolis é delicioso! Muito boa ideia se você tem crianças ou adolescentes em casa que são resistentes a comer legumes e coisas mais saudáveis. Usei com uma massa gravatinha, mas creio que qualquer uma que você escolher ficará legal (principalmente massas curtas, já que esse pesto é bastante consistente). Servi junto com aquele Frango PiriPirí do Jamie que eu postei aqui semana passada, lembra? A combinação dos dois pratos ficou incrível,o sabor suave do pesto de brócolis com a pungência da pimenta do frango. Mas eu comeria o pesto puro numa boa 🙂

Essa receita eu também tirei do livro 30 minutos e Pronto, que estou adorando. Fiz uma pequena adaptação retirando as anchovas da receita original, já que não sou muito chegada. Também acrescentei o creme de leite, para dar uma textura mais legal e agradar mais o pessoal aqui de casa. Ainda tenho várias receitas dele marcadas para experimentar. Vou colocando os resultados aqui para vocês!!

MODO DE FAZER

– Comece separando os “buquês” de brócolis do maço. Coloque o brócolis num processador ou liquidificador com as alcaparras, o alho, 2 colheres de sopa de azeite e o creme de leite fresco. Bata tudo até formar uma pasta.

– Enquanto isso, coloque a massa para cozinhar em água fervente. Deixe cozinhar até ficar al dente. Separe uma ou duas conchas da água do cozimento e reserve.

– Coloque mais 2 colheres de sopa de azeite numa panela e junte o creme de brócolis batido. Deixe refogar em fogo baixo por uns 3 minutos. Acrescente o tominho e 1 concha da água do cozimento.

– Acrescente a massa cozida, o queijo ralado e mais uma concha da água do cozimento, se achar necessário. Misture tudo, acerte o sal (cuidado, o queijo já é salgado!) e sirva imediatamente.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 6,50 – R$ 10,00

Print Friendly