Ingredientes

  • PARA A MASSA
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de água gelada
  • 150g de manteiga com sal gelada
  • PARA O RECHEIO
  • 1 xícara e meia de queijo canastra ralado
  • 200g de bacon picado em cubinhos
  • 1 alho poró pequeno em rodelas finas
  • 4 ovos
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara de leite (usei integral)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada moída
  • Pimenta do reino e sal à gosto
  • 2 colheres de sopa de geleia de pimenta

8 pedaços grandes Pessoas servidas ~ 1 hora e 40 minutos

Quiche é uma das comidas mais práticas e versáteis que eu conheço (concorrendo diretamente com os risotos!). Você pode usar praticamente qualquer recheio que fica bom, pode ser usada para lanches ou refeições e não dá muito trabalho. Onde eu trabalho, no Centro do Rio de Janeiro, um prato com uma fatia de quiche e salada verde custa caro pra caramba! Então neste último sábado eu pensei: o almoço será quiche com salada verde, porque não estou a fim de passar muito tempo na cozinha!

Essa quiche “nasceu” levando em consideração os ingredientes que eu tinha na minha geladeira. O queijo canastra, que eu adoro, estava rolando lá há um tempão e eu precisava dar um destino para ele antes que estragasse. Os demais ingredientes eu acrescentei porque achei que combinava, o bacon dando aquela pretensa ideia da quiche lorraine, e o alho poró que eu adoro em receitas que contém queijo. Já a geleia de pimenta foi um toque adocicado-apimentado que para nós lá em casa deu super certo, mas se você não é chegado nessa mistura pode ignorar esse ingrediente e fazer a quiche sem ele que também fica deliciosa!

MODO DE FAZER

– Comece com a massa: coloque a farinha, a manteiga bem gelada cortada em cubinhos pequenos e a água gelada numa vasilha. Vá agregando os ingredientes com os dedos, até conseguir formar uma bola com a massa. Não precisa trabalhar a massa muito, pois isso fará com que ela fique menos crocante. Não tem problemas se ficarem pequenos pedaços de manteiga no meio da massa. Faça a bola com a massa, deixe na tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 20 minutos (ou à geladeira por pelo menos 40 minutos).

– Rale o queijo canastra e corte o alho poró em rodelas bem fininhas. Reserve.

– Leve o bacon cortado em cubos pequenos para o fogo numa frigideira sem óleo. Deixe fritar até ficar

em crocantes. Desligue o fogo, acrescente o alho poró e misture tudo. Reserve.

– Separe uma forma para quiche ou torta de 22cm de diâmetro. Usei uma forma de fundo removível e antiaderente.

– Retire a massa da geladeira ou freezer. Trabalhe levemente por uns dois minutos com as mãos. Abra a massa numa superfície limpa e seca com um rolo, até que fique com mais ou menos 0,7 cm de altura (nem muito fina nem muito grossa). Transfira para a forma, cobrindo todo seu interior, achatando bem com os dedos para que não fique qualquer espaço com ar. O ideal é conseguir cobrir de uma vez só o fundo e as laterais da forma, mas como isso é difícil (eu não consegui), vá juntando os pedaços de massa até que toda a lateral esteja coberta. Leve a forma à geladeira novamente por 10 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.

– Retire a forma da geladeira, cubra o fundo com papel manteiga e coloque alguns feijões no fundo, para evitar que se formem bolhas de ar quando a massa assar. Pode usar outra coisa adequada como peso também. Leve ao forno para assar por 20 minutos, ou até que a massa esteja levemente dourada.

– Enquanto isso, prepare o creme de ovos: coloque os 4 ovos, o leite, o creme de leite, a noz moscada, a pimenta do reino e o sal (lembre-se que o queijo e o bacon já são bastante salgados!) numa tigela. Bata bem com um fouet ou garfo, até que a mistura esteja bem homogênea. Reserve.

– Retire a massa assada do forno. Retire os feijões e o papel manteiga. Acrescente no fundo da massa o queijo ralado. Por cima coloque a mistura do bacon com o alho poró. Por fim cubra tudo com o creme de ovos. Diminua o forno para 180°C e leve para assar por mais 40 minutos, ou até que o recheio esteja firme (faça um teste com um garfo ou palito).

– Retire a quiche do forno, acrescente a geleia de pimenta e deixe esfriar até ficar morna. Sirva!

quichecanastrabaconporo_1

 

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 15,00 – R$ 20,00

 

Print Friendly