Ingredientes

  • 200g de penne integral
  • 200g de cogumelo shimeji fresco
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher de chá de noz moscada
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • Sal e salsinha à gosto

2 pessoas Pessoas servidas ~ 10 minutos

Adoro os cogumelos num geral. Como os desidratados, toda aquela linha “secchi” onde o mais conhecido nos mercados brasileiros é o “funghi secchi”, pois são muito gostosos e práticos de se ter na despensa. Já fiz algumas receitas com eles aqui, como as Bruschettas de Funghi Secchi Trufado e Massa ao Funghi . Mas gosto mais ainda dos cogumelos frescos, dentre os quais o meu preferido é o queridinho Shimeji.

Você sabe o que é Shimeji?

É um dos cogumelos mais difundidos e populares no mundo. Muito produzido e consumido na Ásia, tornou-se mais popular no Brasil principalmente em restaurantes japoneses, apesar de serem os chineses os maiores consumidores desse cogumelo no mundo. O Shimeji possui duas variedades conhecidas por aqui, chamadas de shimeji preto e shimeji branco. Essas diferenças se dão devido ao método de cultivo e variação genética,  sendo que não há diferenças muito radicais de sabor entre eles (eu acho o shimeji preto mais aromático).

Uma das coisas mais bacanas do Shimeji é que possui uma quantidade de calorias baixíssima e um elevado nível nutricional. É rico em vitamina B1, B12 e lisina. Pode ser consumido fresco ou desidratado.

Bem, agora que vocês já sabem o que é o queridinho Shimeji, vamos à receita! Uma das coisas legais desse cogumelo é que quase tudo que fazemos com ele é muito rápido, saudável e fica delicioso. Esse penne integral com molho cremoso de shimeji ficou realmente sensacional, um sabor incrível e uma textura deliciosa. Fiz rapidinho numa frigideira Wok (você pode usar uma frigideira funda ou uma caçarola mesmo) para um almoço rápido e valeu a pena! Vamos lá?

MODO DE FAZER

– Numa panela com água fervente coloque o penne para cozinhar.

– Enquanto isso, pegue uma Wok ou frigideira funda, acrescente a manteiga e a cebola e leva ao fogo médio para refogar. Quando a cebola estiver dourada acrescente o alho amassado e o shimeji lavado. Refogue por uns 2 minutos.

– Acrescente todos os outros ingredientes e deixe no fogo baixo por mais 2 minutos. Junte o penne cozido, misture tudo e sirva em seguida.

PREÇO MÉDIO: R$ 10,00 – R$ 14,00

DIFICULDADE: fácil

Print Friendly, PDF & Email