Ingredientes

  • 1 peça (2 kg) de pernil de cordeiro
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
  • 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher (chá) de raspas de limão
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (chá) de sal marinho grosso
  • PARA O MOLHO
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

6 pessoas Pessoas servidas ~ 2 horas + 12 horas marinando

Estou numa fase de experimentar coisas diferentes do meu padrão. Cortes de carnes diferentes, arroz diferente, massa diferente, ervas diferentes. Até ao comprar vinhos estou tentando abrir mão dos meus queridinhos e experimentar uvas, produtores e safras diferentes. Num geral o resultado tem sido bem bacana!

Numa dessas eu estava passeando pelo Hortifruti e vi uma peça de pernil de cordeiro para vender. Taí, cordeiro eu nunca fiz! E logo a peça foi pro carrinho e de lá para minha casa. A questão era, afinal, por onde começar? Que o faria assado já estava óbvio, mas queria um tempero instigante, diferente. Pesquisei na internet e vi várias receitas que pareciam bacanas, mas resolvi me basear nessa aqui do All Recipes e não me arrependi. O pernil de cordeiro ficou melhor que o imaginado, com o gosto ativo e característico do cordeiro complementado por uma maciez incrível e pelo gosto agradável do molho de mel, mostarda e alecrim. Para acompanhar servi um arroz com lascas de amêndoas, purê de batata baroa e salada verde. Foi um almoço incrível entre amigos e todos adoraram o prato! Então experimente você também! 

MODO DE FAZER

– Junte todos os ingredientes, com exceção do cordeiro, da manteiga e do sal, numa tigela. Misture bem. Reserve.

– Coloque o pernil de cordeiro descongelado num pote grande com tampa. Cubra todo o pernil com a mistura de temperos acima. Tampe o pote e leve à geladeira. Deixe marinando de um dia para o outro. Ao acordar pela manhã vire o pernil no pote e retorne para a geladeira até a hora de assar.

– Retire o pernil 20 minutos antes de assar da geladeira. Pré-aqueça o forno a 230°C enquanto isso.

– Coloque a peça de pernil numa travessa para assar. Cubra com toda a mistura de tempero que estiver no pote. Coloque 1/2 xícara de água na travessa. Coloque pequenos pedaços da manteiga sobre todo o pernil. Polvilhe o sal grosso (cuidado para não salgar demais, a manteiga já tem sal!), cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar.

– Deixe o cordeiro assar a 230°C coberto com papel alumínio por 20 minutos. Depois disso retire o papel alumínio, diminua o forno para 200°C e deixe assar por mais uma hora. A cada 20 minutos você pode regar o cordeiro com o molho que estiver na tigela. O ideal é que ele fique um pouco mal passado. Se tiver um termômetro de carne a temperatura ideal para tirá-lo do forno é de 64°C.

– Retire o pernil assado do forno e deixe descansar por mais 15 minutos. Feito isso, tire a peça da travessa e fatie longitudinalmente em fatias não muito grossas.

– Pegue a travessa com o que sobrou de molho e leve ao fogo médio do fogão. Caso esteja muito seco, acrescente um pouco mais de água. Junte o creme de leite fresco e o açúcar mascavo. Deixe ferver por uns 2 minutos. Retire o molho e coloque num pote à parte. Sirva em seguida.

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 50,00 – R$ 70,00

Print Friendly